Obtenção de Consentimento Informado para Anestesia em Cirurgia Eletiva num Hospital Terciário: Práticas e Contexto Ético-Legal

Autores

  • Luís Guilherme Casimiro Serviço de Anestesiologia. Centro Hospitalar São João. Porto.
  • Sara Marisa Pereira Departamento de Anestesiologia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Sofia Cardoso Pires Departamento de Investigação e Ação Penal. Ministério Público. Porto.
  • Joana Mourão Serviço de Anestesiologia. Centro Hospitalar São João. Porto. Departamento de Anestesiologia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.10592

Palavras-chave:

Anestesia, Consentimento Informado/ética, Consentimento Informado/legislação e jurisprudência, Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, Responsabilidade Legal, Termos de Consentimento

Resumo

Introdução: O consentimento informado é um processo ativo na relação médico-doente, assente em valores éticos e legais. O ato anestésico tem riscos inerentes, que devem ser alvo de consentimento específico. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de implementação do consentimento informado escrito para o ato anestésico no contexto de cirurgia eletiva.

Material e Métodos: Estudo observacional prospetivo, num hospital terciário e universitário, em 230 doentes com idade igual ou superior a 60 anos submetidos a cirurgia eletiva entre maio e julho de 2017. Aos doentes elegíveis que consentiram participar, foi realizada entrevista clínica no dia prévio à cirurgia. No pós-operatório, foi averiguada a técnica anestésica realizada, e a existência do consentimento informado por escrito para o ato anestésico e cirúrgico. Doentes incapazes de dar consentimento informado ou admitidos na unidade de cuidados intensivos após cirurgia foram excluídos.

Resultados: Em 225 (97,8%) dos doentes, verificou-se a obtenção, por escrito, do consentimento informado para o ato cirúrgico, mas apenas em 96 (41,7%) verificou-se a obtenção por escrito do consentimento informado para o ato anestésico. De entre os doentes sem registo de consentimento informado para o ato anestésico, foram mais prevalentes antecedentes de acidente vascular cerebral, anemia e scores de Charlson e de estado físico conforme à Sociedade Americana de Anestesiologia mais elevados.

Discussão: Identificámos uma baixa implementação do consentimento informado escrito para o ato anestésico. Esta situação pode ter importantes implicações em contexto de responsabilidade disciplinar, civil ou penal.

Conclusão: Apesar da sua importância, a prática do consentimento informado escrito para o ato anestésico nesta instituição não está implementada regularmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-01

Como Citar

1.
Casimiro LG, Pereira SM, Pires SC, Mourão J. Obtenção de Consentimento Informado para Anestesia em Cirurgia Eletiva num Hospital Terciário: Práticas e Contexto Ético-Legal. Acta Med Port [Internet]. 1 de Fevereiro de 2019 [citado 17 de Julho de 2024];32(1):53-60. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/10592

Edição

Secção

Original