Avaliação do Exame Final do Internato Médico em Portugal

Autores

  • Tiago Reis Marques* * Co-Primeiro Autor Department of Psychosis Studies. Institute of Psychiatry, Psychology and Neuroscience. King's College. London.
  • Inês Laíns* * Co-Primeira Autora Massachusetts Eye and Ear. Harvard Medical School. Boston. United States. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Maria João Martins Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Coimbra. Coimbra. Instituto de Psicologia Médica. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Francisco Goiana-da-Silva Department of Surgery and Cancer. Imperial College Medical School. London.
  • Filipa Sampaio Serviço de Oftalmologia. Hospital Pedro Hispano. Senhora da Hora. Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Matosinhos.
  • Inês Pessanha Serviço de Cirurgia Pediátrica. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.
  • Diogo Hipólito Fernandes Serviço de Oftalmologia. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa.
  • Mariana Brandão Institut Jules Bordet et L’Université Libre de Bruxelles (U.L.B.). Brussels. Belgium. Instituto de Saúde Pública. Universidade do Porto. Porto.
  • Pedro Pinto Teixeira Serviço de Cardiologia. Centro Hospitalar de Lisboa Central. Lisboa.
  • Manuel de Oliveira Santos Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Serviço de Cardiologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.
  • João Carlos Silva Serviço de Gastroenterologia. Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. Porto.
  • João Carlos Ribeiro Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Serviço de Otorrinolaringologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR). Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.10646

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Educação Médica Pós-Graduada, Escolas Médicas, Internato Médico, Modelos Educacionais

Resumo

Introdução: Existe uma elevada heterogeneidade na estrutura da avaliação da formação médica pós-graduada a nível mundial. No entanto, contrastando com outros países, não existem estudos científicos em Portugal que tenham avaliado o modelo da avaliação final da especialidade. O presente estudo pretendeu avaliar a adequação do exame do final da especialidade aos seus propósitos; aí incluída a sua validade enquanto consubstanciada na relação com a prova nacional de seriação e média final de curso de medicina.
Material e Métodos: Estudo transversal, observacional. Foram analisadas com recurso a medidas de tendência central e variabilidade, as notas na avaliação final da especialidade de 2439 médicos, de 47 especialidades, que terminaram a sua formação em 2016 e 2017. Tendo em vista a sua validação cruzada, foram também avaliadas as correlações com a média final de curso e a nota na prova
nacional de seriação.
Resultados: Das medidas de tendência central e variabilidade, e consequentes medidas de formato, resulta que a distribuição das pontuações do exame final de especialidade se apresenta com uma forma manifestamente assimétrica negativa e leptocúrtica. No geral, verificou-se a existência de uma associação positiva entre a avaliação final da especialidade e a média de curso e a prova nacional de seriação.
Conclusão: Apesar de positivamente associado, no geral, com a média de curso e a prova nacional de seriação, o que indica a sua potencial validade, os resultados demonstram que a avaliação final de especialidade não apresenta uma capacidade discriminativa satisfatória. Deste modo, existe oportunidade para melhoria do modelo atual, nomeadamente através da alteração ao seu sistema de classificação e considerando outros modelos de exame.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-11-30

Como Citar

1.
Reis Marques* T, Laíns* I, Martins MJ, Goiana-da-Silva F, Sampaio F, Pessanha I, Fernandes DH, Brandão M, Pinto Teixeira P, Oliveira Santos M de, Silva JC, Ribeiro JC. Avaliação do Exame Final do Internato Médico em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 30 de Novembro de 2018 [citado 22 de Novembro de 2024];31(11):670-9. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/10646

Edição

Secção

Original