Análise da Revisão Cochrane: Implantes de Corticóides na Uveíte Não-Infecciosa Crónica. Cochrane Database Syst Rev. 2016;2:CD010469
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10660Palavras-chave:
Corticosteroides/administração e dosagem, Implantes de Medicamento, Revisão sistemática, Uveíte/tratamentoResumo
A uveíte não infecciosa inclui várias patologias com elevada morbilidade, sendo uma das causas mais importantes de cegueira na população activa de países desenvolvidos. O controlo da inflamação é essencial na prevenção do dano estrutural e funcional às estruturas oculares. Sendo os corticóides fármacos de primeira linha no controlo agudo da inflamação, têm sido usadas formulações intra-oculares destes fármacos, com o objectivo de aumentar a eficácia face ao uso tópico ou periocular e de induzir menos efeitos adversos secundários comparativamente ao uso sistémico. O objectivo desta revisão Cochrane foi sintetizar a evidência existente sobre a eficácia e segurança de implantes de corticóides intravítreos, em comparação com a terapêutica convencional. Devido à heterogeneidade no desenho e medidas de eficácia utilizadas, os autores não conseguiram demonstrar superioridade dos implantes intravítreos de corticóides em comparação com a terapêutica convencional, na uveíte não infecciosa. A análise de segurança sugere que estes possam aumentar a probabilidade de necessidade de cirurgia de catarata e de elevação da pressão intraocular, em comparação com a terapêutica standard.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons