Tuberculose Muscular e Subcutânea Multifocal num Jovem Imunocompetente: Descrição de um Caso-Clínico e Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10706Palavras-chave:
Doenças Musculares, Imunocompetência, Mycobacterium tuberculosis, Piomiosite, TuberculoseResumo
Devido à presença de condições adversas para a sobrevivência e multiplicação do Mycobacterium tuberculosis, o envolvimento dos músculos e tecidos moles representa a forma de apresentação mais rara da tuberculose músculo-esquelética, sobretudo na ausência de um foco primário clínica ou radiologicamente evidente. Tal como nas outras formas de tuberculose extra-pulmonar, a sua incidência relativa é mais elevada em indivíduos imunodeprimidos. A apresentação clínica, habitualmente uma tumefação de crescimento progressivo, é insidiosa e inespecífica. Os autores descrevem um caso de múltiplos (sete) abcessos tuberculosos subcutâneos e musculares num jovem indiano de 29 anos sem qualquer fator de risco subjacente nem envolvimento de outros órgãos. A deteção de ácidos núcleicos de Mycobacterium tuberculosis complex no conteúdo de uma das coleções colhido por aspiração permitiu um diagnóstico provisório, confirmado posteriormente por isolamento em cultura em meio de Lowenstein-Jensen. Dois dos abcessos necessitaram de drenagem por aspiração, enquanto outros dois drenaram de forma espontânea. O doente apresentou uma resposta favorável com nove meses de terapêutica anti-bacilar. Os autores completam o trabalho com uma extensa revisão sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons