Prescrição de Anti-Inflamatórios Não Esteroides a Doentes com Diabetes Mellitus em Portugal

Autores

  • Miguel Bigotte Vieira Serviço de Nefrologia e Transplantação Renal. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte. Lisboa.
  • João Sérgio Neves Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Centro Hospitalar Universitário de São João. Porto. Departamento de Cirurgia e Fisiologia. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Rute Baeta Baptista Serviço de Pediatria. Hospital de Dona Estefânia. Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Lisboa. Área disciplinar autónoma de Fisiopatologia. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Lia Leitão Serviço de Neurologia. Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. Amadora.
  • Catarina Viegas Dias NOVA Medical School. Universidade NOVA de Lisboa. Lisboa.
  • Ricardo Vicente Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Ministério da Saúde. Lisboa.
  • Nilton Nascimento Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Ministério da Saúde. Lisboa.
  • Celina Costa Leite Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Ministério da Saúde. Lisboa.
  • Isabel Rocha Instituto de Fisiologia. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Centro Cardiovascular. Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Rita Magriço Departamento de Nefrologia. Hospital Curry Cabral. Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.10815

Palavras-chave:

Antagonistas de Receptores de Angiotensina, Anti-Inflamatórios não Esteroides, Diabetes Mellitus, Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina, Insuficiência Renal Crónica

Resumo

Introdução: Portugal apresenta a incidência mais elevada de doença renal crónica estádio 5 na Europa. Especula-se que o elevado consumo de anti-inflamatórios não esteroides possa contribuir para esta incidência. O objetivo do presente estudo foi caracterizar a prescrição de anti-inflamatórios não esteroides a doentes com diabetes mellitus em Portugal.

Material e Métodos: Na Base de Dados Nacional de Prescrições do Ministério da Saúde, triénio 2015 - 2017, analisámos a prescrição de anti-inflamatórios não esteroides em doentes com diabetes mellitus, de acordo com a idade, género e região do doente e a especialidade do médico prescritor. Avaliámos a prescrição de anti-inflamatórios não esteroides no total de doentes com diabetes mellitus, em doentes com diminuição presumida da função renal e naqueles com prescrição concomitante de inibidores da enzima de conversão da angiotensina ou antagonistas dos recetores da angiotensina.

Resultados: Analisámos 23 320 620 prescrições, correspondendo a 610 157 adultos, dos quais 104 306 doentes com diabetes mellitus. Os anti-inflamatórios não esteroides mais prescritos foram ibuprofeno (20,1%), metamizol (14,7%) e diclofenac (11,4%). A prescrição foi mais frequente nas mulheres, nos doentes com 51 - 70 anos e no Alentejo. Foram prescritos anti-inflamatórios não esteroides a 70,6% dos doentes com diabetes mellitus, dos quais 10,6% receberam prescrições de ≥ 10 embalagens durante os três anos. Dos doentes com diabetes mellitus medicados com inibidores da enzima de conversão da angiotensina ou antagonistas dos receptores da angiotensina e com diminuição presumida da taxa de filtração glomerular, 69,3% receberam prescrição de anti-inflamatórios não esteroides e 11,5% receberam ≥ 10 embalagens durante os três anos.

Discussão: A prescrição de anti-inflamatórios não esteroides na diabetes mellitus é elevada. Não parece existir uma preocupação na menor utilização de anti-inflamatórios não esteroides em doentes simultaneamente medicados com inibidores da enzima de conversão da angiotensina ou antagonistas dos recetores da angiotensina e/ou com diminuição da função renal.

Conclusão: A prescrição de anti-inflamatórios não esteroides em Portugal a doentes com diabetes mellitus deverá ser reduzida, particularmente nos subgrupos identificados com prescrição mais elevada e com maior risco de progressão para doença renal crónica estádio 5.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Miguel Bigotte Vieira, Serviço de Nefrologia e Transplantação Renal. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte. Lisboa.

Nephrology resident, Serviço de Nefrologia e Transplantação Renal, Centro Hospitalar Lisbao Norte

Publicado

2019-02-28

Como Citar

1.
Bigotte Vieira M, Sérgio Neves J, Baeta Baptista R, Leitão L, Viegas Dias C, Vicente R, Nascimento N, Costa Leite C, Rocha I, Magriço R. Prescrição de Anti-Inflamatórios Não Esteroides a Doentes com Diabetes Mellitus em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 28 de Fevereiro de 2019 [citado 30 de Junho de 2024];32(2):119-25. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/10815

Edição

Secção

Original