Oclusão do Intestino Delgado por Hérnia do Ligamento Largo do Útero: Três Casos Clínicos, Tratamento e Resultados
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.10951Palavras-chave:
Hérnia, Ligamento Largo, Obstrução IntestinalResumo
As hérnias internas são uma causa rara de oclusão intestinal (1%) e podem ser causadas por anomalias do ligamento largo do útero em 4% a 7% dos casos. Estas anomalias podem ser congénitas ou adquiridas e são classificadas de acordo com a sua localização anatómica. Descrevem-se três casos clínicos de oclusão de intestino delgado por hérnia do ligamento largo do útero. Três mulheres com idades entre os 35 e 51 anos recorreram ao serviço de urgência com quadro de oclusão intestinal. No decurso de laparotomia exploradora foi identificada uma hérnia interna através do ligamento largo do útero. Em todos os casos o conteúdo herniado foi reduzido e o orifício encerrado. Uma das doentes necessitou de enterectomia segmentar. Todas as doentes evoluíram favoravelmente. Este trabalho pretende alertar para o diagnóstico de hérnia do ligamento largo do útero como causa de oclusão intestinal, principalmente em mulheres de meia idade, sem antecedentes cirúrgicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons