Endometriose Cutânea: Um Diagnóstico Diferencial de Nódulo Umbilical

Autores

  • Mariana Batista Department of Dermatology. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.
  • Francisca Alves Department of Dermatology. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.
  • José Cardoso Department of Dermatology. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.
  • Margarida Gonçalo Department of Dermatology. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Department of Dermatology. Faculty of Medicine. University of Coimbra. Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.10966

Palavras-chave:

Doenças da Pele/diagnóstico, Endometriose, Umbigo

Resumo

A endometriose é uma doença crónica caracterizada pela presença de endométrio funcional fora da cavidade uterina que afeta aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva. A endometriose cutânea com localização habitual na parede abdominal é uma manifestação rara da doença. Apresenta-se o caso de uma mulher jovem nulípara com um nódulo umbilical doloroso e de crescimento recente com placa dolorosa subcutânea periumbilical, sem outra sintomatologia associada. A anamnese revelou dois episódios semelhantes nos últimos dois anos. Foi realizada biópsia cutânea da lesão e o exame anatomopatológico foi compatível com endometriose. Os autores fazem uma revisão desta entidade clínica e realçam a importância do reconhecimento desta forma de apresentação, rara em nulíparas, dada a associação frequente a focos de endometriose noutras localizações e que podem condicionar um baixo nível de fertilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Mariana Batista, Department of Dermatology. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.

57580 MARIANA SOUSA BATISTA

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

1.
Batista M, Alves F, Cardoso J, Gonçalo M. Endometriose Cutânea: Um Diagnóstico Diferencial de Nódulo Umbilical. Acta Med Port [Internet]. 1 de Abril de 2020 [citado 30 de Junho de 2024];33(4):282-4. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/10966

Edição

Secção

Caso Clínico