Conhecimento do Público Geral em Suporte Básico de Vida: Um Estudo Piloto com uma Amostra Portuguesa

Autores

  • Carla Sá-Couto Biomedical Simulation Center. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS). Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. https://orcid.org/0000-0002-7616-0786
  • Abel Nicolau Biomedical Simulation Center. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS). Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Faculty of Engineering. University of Porto. Porto. https://orcid.org/0000-0001-7683-5467

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.10971

Palavras-chave:

Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Reanimação Cardiopulmonar/educação, Sistemas de Suporte de Vida

Resumo

Introdução: O suporte básico de vida é uma manobra fundamental em situação de paragem cardíaca com grande impacto na sobrevida da vítima. Este estudo investiga o conhecimento do público geral sobre os fundamentos do suporte básico de vida e a sua associação com o treino/educação prévia e a autoperceção do conhecimento. Um segundo objetivo é avaliar a opinião sobre as necessidades de treino.

Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, utilizando uma amostra de conveniência de 655 indivíduos. A ferramenta de recolha de dados consistiu num questionário contendo 21 questões. Uma análise estatística descritiva e inferencial explorou as possíveis associações entre variáveis.

Resultados: O conhecimento geral teve uma pontuação (75,9% ± 14,2%) estatisticamente significativa (p < 0,001) superior ao conhecimento técnico (31,2% ± 29,7). Considerando o conhecimento total, a pontuação média foi de 49,0% ± 20,3%, com 100 (15,3%) inquiridos com pontuação igual ou superior a 70% e apenas 12 (1,8%) respondendo corretamente a todas as questões. Menos de 30% da amostra teve treino prévio em suporte básico de vida.

Discussão: O conhecimento em suporte básico de vida tem associações importantes e estatisticamente significativas com a proveniência do conhecimento e o tempo decorrido do treino anterior. A associação da autoperceção do conhecimento e as pontuações reais mostraram, em geral, que os participantes têm uma perceção correta do seu conhecimento. As pontuações de conhecimento indicam uma falta de treino e conhecimento na população em geral.

Conclusão: Os resultados deste estudo reforçam a necessidade de treino prático e regular de suporte básico de vida, idealmente no local de trabalho e no início da vida. Os participantes reconhecem que o seu conhecimento em suporte básico de vida é residual ou baixo e estão motivados a participar em cursos de treino e/ou revalidação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

1.
Sá-Couto C, Nicolau A. Conhecimento do Público Geral em Suporte Básico de Vida: Um Estudo Piloto com uma Amostra Portuguesa. Acta Med Port [Internet]. 28 de Fevereiro de 2019 [citado 22 de Novembro de 2024];32(2):111-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/10971

Edição

Secção

Original