Catatonia em Encefalite Anti-Receptor N-Metil-D-Aspartato (NMDA) Confundida com Esquizofrenia
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.11077Palavras-chave:
Catatonia, Encefalite Antirreceptor de N-Metil-D-Aspartato, Esquizofrenia, PsicoseResumo
A encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato é uma doença auto-imune do sistema nervoso central com características neurológicas e psiquiátricas proeminentes. Os sintomas surgem progressivamente e por vezes com uma apresentação inicial exclusivamente psiquiátrica. A avaliação do doente deve ser meticulosa e devem ser realizados todos os meios complementares de diagnóstico necessários à exclusão das entidades que podem mimetizar aquela patologia. Apresenta-se a evolução diagnóstica de um caso de encefalite anti-receptor N-metil-D-aspartato num doente com diagnóstico prévio de esquizofrenia sem resposta à terapêutica anti-psicótica. Pretende-se com este caso realçar a importância de uma vigilância apertada para sintomas neuropsiquiátricos, especialmente no caso de catatonia, e de ter em consideração as encefalites auto-imunes no diagnóstico diferencial de quadros psicóticos associados a sintomas neurológicos e resistência ou intolerância a anti-psicóticos. Um diagnóstico célere contribuirá para a instituição de terapêutica atempadamente e uma melhoria global do prognóstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons