Programa ERAS® num Hospital Português: Resultados na Cirurgia Colorretal Eletiva Um Ano após a Sua Implementação
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.11158Palavras-chave:
Colon/cirurgia, Cuidados Perioperatórios, Portugal, Procedimentos Cirúrgicos Electivos, Procedimentos Cirúrgicos do Sistema Digestivo, Recto/cirurgiaResumo
Introdução: O programa de Enhanced Recovery After Surgery® consiste na implementação de várias medidas perioperatórias que reduzem o stress cirúrgico e, consequentemente melhoram a recuperação dos doentes. O objetivo deste estudo é avaliar a compliance com o programa Enhanced Recovery After Surgery® bem como os resultados obtidos no final do primeiro ano da sua implementação para a cirurgia colorretal eletiva no nosso hospital.
Material e Métodos: Foi feita uma análise dos 210 doentes submetidos a cirurgia colorretal no período entre maio de 2016 e dezembro de 2017. O grupo de doentes intervencionados após a implementação do protocolo (grupo Enhanced Recovery After Surgery®) foi comparado com um grupo que recebeu cuidados convencionais (grupo pré- Enhanced Recovery After Surgery®). Diferenças entre os dois grupos foram ajustadas usando o emparelhamento com base na propensão. Os objetivos primários foram o tempo de internamento, o tempo até retorno do trânsito intestinal, a incidência de complicações e a mortalidade. Analisámos também a evolução da compliance com as recomendações Enhanced Recovery After Surgery®.
Resultados: Após emparelhamento com base na propensão para pertencer ao grupo pré- Enhanced Recovery After Surgery® e Enhanced Recovery After Surgery®, foram incluídos 112 doentes neste estudo, 56 em cada grupo. A adesão global ao protocolo Enhanced Recovery After Surgery® registou um aumento de 35,7% para 80,8%. Houve uma redução no tempo de internamento, tempo até retorno do trânsito intestinal e complicações médicas.
Discussão: O programa Enhanced Recovery After Surgery® é seguro e parece reduzir a estadia hospital e melhorar a recuperação
dos doentes.
Conclusão: Este estudo mostrou que a implementação do programa Enhanced Recovery After Surgery® foi possível no Hospital Beatriz Ângelo e teve um impacto positivo no pós-operatório imediato dos doentes com patologia colorretal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons