Programa ERAS® num Hospital Português: Resultados na Cirurgia Colorretal Eletiva Um Ano após a Sua Implementação

Autores

  • André Carrão Serviço de Anestesiologia. Hospital Beatriz Ângelo. Loures.
  • Daniel Ribeiro Serviço de Anestesiologia. Hospital Beatriz Ângelo. Loures.
  • Maria Manso Serviço de Anestesiologia. Hospital Beatriz Ângelo. Loures.
  • Joana Oliveira Serviço de Anestesiologia. Hospital Beatriz Ângelo. Loures.
  • Luís Féria Serviço de Cirurgia Geral. Hospital Beatriz Ângelo. Loures.
  • Miguel Ghira Serviço de Anestesiologia. Hospital Beatriz Ângelo. Loures.
  • Rui Maio Departamento de Cirurgia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Serviço de Cirurgia Geral. Departamento de Cirurgia. Hospital Beatriz Ângelo. Loures.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.11158

Palavras-chave:

Colon/cirurgia, Cuidados Perioperatórios, Portugal, Procedimentos Cirúrgicos Electivos, Procedimentos Cirúrgicos do Sistema Digestivo, Recto/cirurgia

Resumo

Introdução: O programa de Enhanced Recovery After Surgery® consiste na implementação de várias medidas perioperatórias que reduzem o stress cirúrgico e, consequentemente melhoram a recuperação dos doentes. O objetivo deste estudo é avaliar a compliance com o programa Enhanced Recovery After Surgery® bem como os resultados obtidos no final do primeiro ano da sua implementação para a cirurgia colorretal eletiva no nosso hospital.
Material e Métodos: Foi feita uma análise dos 210 doentes submetidos a cirurgia colorretal no período entre maio de 2016 e dezembro de 2017. O grupo de doentes intervencionados após a implementação do protocolo (grupo Enhanced Recovery After Surgery®) foi comparado com um grupo que recebeu cuidados convencionais (grupo pré- Enhanced Recovery After Surgery®). Diferenças entre os dois grupos foram ajustadas usando o emparelhamento com base na propensão. Os objetivos primários foram o tempo de internamento, o tempo até retorno do trânsito intestinal, a incidência de complicações e a mortalidade. Analisámos também a evolução da compliance com as recomendações Enhanced Recovery After Surgery®.
Resultados: Após emparelhamento com base na propensão para pertencer ao grupo pré- Enhanced Recovery After Surgery® e Enhanced Recovery After Surgery®, foram incluídos 112 doentes neste estudo, 56 em cada grupo. A adesão global ao protocolo Enhanced Recovery After Surgery® registou um aumento de 35,7% para 80,8%. Houve uma redução no tempo de internamento, tempo até retorno do trânsito intestinal e complicações médicas.
Discussão: O programa Enhanced Recovery After Surgery® é seguro e parece reduzir a estadia hospital e melhorar a recuperação
dos doentes.
Conclusão: Este estudo mostrou que a implementação do programa Enhanced Recovery After Surgery® foi possível no Hospital Beatriz Ângelo e teve um impacto positivo no pós-operatório imediato dos doentes com patologia colorretal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

1.
Carrão A, Ribeiro D, Manso M, Oliveira J, Féria L, Ghira M, Maio R. Programa ERAS® num Hospital Português: Resultados na Cirurgia Colorretal Eletiva Um Ano após a Sua Implementação. Acta Med Port [Internet]. 1 de Setembro de 2020 [citado 30 de Junho de 2024];33(9):568-75. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11158

Edição

Secção

Original