Hemoperitoneu Espontâneo na Gravidez
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.11169Palavras-chave:
Complicações na Gravidez, Endometriose, Gravidez, HemoperitoneuResumo
A endometriose é uma doença benigna, crónica e estrogénio-dependente. Pensa-se que a gravidez tenha um efeito positivo na endometriose através da inibição da ovulação, contudo tem surgido evidência da associação da endometriose não só com infertilidade, mas também com complicações obstétricas. Descreve-se o caso de uma grávida de 34 semanas, com antecedentes clínicos e ecográficos sugestivos de endometriose, admitida por dor abdominal súbita e intensa. Durante a cesariana emergente, realizada por bradicardia fetal sustentada, constatou-se a presença de um volumoso hemoperitoneu e focos hemorrágicos na parede uterina posterior. Apesar de raro, o hemoperitoneu espontâneo é uma complicação possível na gravidez, sobretudo em mulheres com antecedentes de endometriose. Dadas as complicações materno-fetais associadas, uma rápida suspeição diagnóstica e intervenção são fundamentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons