Abdominoplastia e Intussusceção Intestinal Após Bypass Gástrico em Y de Roux: Associação Rara ou Mera Coincidência?
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.11225Palavras-chave:
Abdominoplasty / efeitos adversos, Bypass Gástrico / efeitos adversos, Complicações Pós-Operatórias / etiologia, Doenças do Jejuno / etiologia, Intussusceção / etiologiaResumo
A intussusceção intestinal é uma complicação muito rara após o bypass gástrico em Y de Roux, com poucos casos descritos na literatura, e nenhum deles no contexto de pós-operatório imediato de abdominoplastia. Os autores apresentam o caso de uma mulher de 42 anos com antecedentes de bypass gástrico em Y de Roux que desenvolveu uma oclusão intestinal secundária a uma intussusceção retrograda jejunojejunal no segundo dia pós-operatório de uma abdominoplastia. Esta é a primeira descrição de uma intussusceção intestinal após bypass gástrico em Y de Roux no período pós operatório imediato de abdominoplastia. Permanece a dúvida sobre a possível relação causal que a abdominoplastia possa ter na intussusceção intestinal após bypass gástrico em Y de Roux.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons