Primeiro Episódio Psicótico em Doente com Síndrome de DiGeorge e Mutismo Seletivo

Autores

  • Francisco Coutinho Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar de São João. Porto. Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Berta Ramos Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar de São João. Porto.
  • Isabel Brandão Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar de São João. Porto. Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Eva Osório Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar de São João. Porto. Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.11393

Palavras-chave:

Esquizofrenia, Mutismo, Perturbações Psicóticas, Síndrome de DiGeorge

Resumo

A síndrome de DiGeorge consiste num conjunto de doenças causadas por uma microdeleção, sendo alguns dos seus sintomas mais frequentes os ligados ao desenvolvimento e ao comportamento. Apresentamos o caso clínico de uma doente com síndrome de Di-George e história de mutismo seletivo desde a infância, avaliada pela primeira vez em consulta de psiquiatria aos 18 anos de idade por sintomatologia psicótica inaugural. Descrevemos a psicopatologia, o estudo realizado, o tratamento instituído e a evolução clínica. No futuro será importante uma melhor caraterização da abordagem dos doentes com esta síndrome que apresentam perturbação psiquiátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-02

Como Citar

1.
Coutinho F, Ramos B, Brandão I, Osório E. Primeiro Episódio Psicótico em Doente com Síndrome de DiGeorge e Mutismo Seletivo. Acta Med Port [Internet]. 2 de Novembro de 2020 [citado 30 de Junho de 2024];33(11):764-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11393

Edição

Secção

Caso Clínico