Paresia do Membro Superior Contralateral Após Infiltração de Toxina Botulínica A para Espasticidade Pós-AVC
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.11503Palavras-chave:
Fraqueza Muscular/etiologia, Membros Superiores, Toxinas Botulínicas Tipo A/efeitos adversosResumo
A toxina botulínica A foi aprovada para o tratamento da espasticidade em doentes pós-AVC. Os efeitos adversos são geralmente de dois tipos: efeitos adversos relacionados com a administração local de toxina botulínica A; e efeitos adversos sistémicos relacionados com a difusão à distância da toxina. A paresia muscular dos membros contralaterais após tratamento com toxina botulínica A é um efeito adverso raro. Descrevemos o caso de uma mulher de 33 anos de idade que recebia infiltrações regulares de toxina incobotulínica A por espasticidade dos membros direitos pós-AVC hemorrágico. Foi feita uma troca para toxina abobotulínica A com um factor de conversão global de 1:3,83. A doente apresentou parésia do membro superior contralateral, especialmente do músculo deltóide. A electroneuromiografia foi compatível com bloqueio neuromuscular devido a toxina botulínica A. Recuperou totalmente após oito meses. A troca entre diferentes formulações de toxina botulínica A deve exigir precaução na conversão das unidades. Efeitos adversos à distância podem surgir, incluindo parésia dos membros contralaterais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons