Capnotórax Durante Laparoscopia em Trendelenburg: Um Caso Clínico Raro
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.11606Palavras-chave:
Decúbito Inclinado com Rebaixamento da Cabeça/efeitos adversos, Laparoscopia, Pneumotórax/etiologia, Respiração com Pressão PositivaResumo
O pneumotórax é uma complicação pouco frequente da cirurgia laparoscópica. A maioria dos casos ocorrem em cirurgias da região abdominal superior, uma vez que a posição de Trendelenburg por empurrar o fígado e o peritoneu contra o diafragma, reduz a perda de gás. Quando a causa é a difusão de CO2 através de um defeito diafragmático congénito, habitualmente resolve espontaneamente, após a desinsuflação do pneumoperitoneu. Quando se exclui uma causa parenquimatosa pulmonar o aumento de positive end-expiratory pressure para contrabalançar a pressão intra-abdominal é uma medida eficaz. O caso clínico que apresentamos refere-se a um caso de capnotórax hipertensivo que ocorreu devido à presença de um defeito diafragmático congénito, durante uma cirurgia abdominal inferior e que foi tratado com sucesso sem recorrer ao uso de dreno torácico. Este caso salienta a importância de manter uma vigilância ativa e alto indice de suspeição para o pneumotórax durante a cirurgia laparoscópica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons