Prevalência de Crianças Portuguesas Expostas ao Fumo Ambiental do Tabaco em Casa e no Carro

Autores

  • José Precioso Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga.
  • Vânia Rocha Centro de Psicologia. Universidade do Porto. Porto.
  • Isabel Sousa Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga.
  • Ana Carolina Araújo Instituto de Educação. Universidade do Minho. Braga.
  • José Cunha Machado Instituto de Ciências Sociais. Universidade do Minho. Braga.
  • Henedina Antunes Serviço de Pediatria. Hospital de Braga. Braga. Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS). Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. Braga. Laboratório associado ICVS/3B’s. Braga/Guimarães. Braga.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.11655

Palavras-chave:

Automóveis, Criança, Poluição do Ar em Ambientes Fechados, Poluição por Fumo de Tabaco, Portugal

Resumo

Introdução: A exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco é uma importante causa de graves problemas de saúde e morbilidade infantil. Este é o primeiro estudo com representatividade nacional realizado em Portugal a descrever a prevalência de crianças expostas ao fumo ambiental do tabaco em casa e no carro.
Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo que inclui uma amostra representativa de 2396 crianças portuguesas dos 0 aos 9 anos de idade, estratificada por idade e por região administrativa NUTS II. A aplicação de questionários decorreu entre janeiro e setembro de 2016.
Resultados: Verifica-se que 6,1% das mães e 11,2% dos pais fumam no domicílio. Constata-se que 4,5% das mães e 8,3% dos pais fumam no carro. Verifica-se também que 5,4% das crianças estão duplamente expostas ao fumo ambiental do tabaco em casa e no carro. As crianças cujos pais são fumadores e com menor nível de escolaridade, estão mais expostas ao fumo ambiental do tabaco em casa.
Discussão: A exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco tem diminuído em Portugal. Ainda assim, o consumo de tabaco dos pais e um baixo nível de escolaridade são fatores de risco para a exposição das crianças em casa.
Conclusão: Uma vez que a principal fonte de exposição das crianças ao fumo ambiental do tabaco é o tabagismo dos pais, é necessário promover a cessação tabágica junto dos mesmos, assim como implementar a proibição de fumar no carro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

1.
Precioso J, Rocha V, Sousa I, Araújo AC, Machado JC, Antunes H. Prevalência de Crianças Portuguesas Expostas ao Fumo Ambiental do Tabaco em Casa e no Carro. Acta Med Port [Internet]. 1 de Agosto de 2019 [citado 30 de Junho de 2024];32(7-8):499-504. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11655

Edição

Secção

Original