Síndrome de Bouveret: Apresentação de Um Caso Clínico e Breve Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.11664Palavras-chave:
Cálculos Biliares, Obstrução ao Esvaziamento GástricoResumo
Apesar de rara, a síndrome de Bouveret é uma das causas descritas de obstrução ao esvaziamento gástrico. Apresentamos o caso clínico de uma doente do género feminino com 68 anos, admitida por quadro sugestivo de ‘obstrução digestiva alta’. Após avaliação clínica e realização de estudo complementar, viria a ser colocada, alguns meses mais tarde, a suspeita de fístula colecistoduodenal. A doente foi submetida a laparotomia exploradora, que confirmou o diagnóstico de síndrome de Bouveret, com realização de pilorolitotomia, piloroplastia e colecistectomia. Aos sete meses, encontrava-se assintomática. Esta síndrome representa apenas 1% - 3% de todos os íleos biliares, sendo mais frequente em mulheres e indivíduos mais idosos. A forma de apresentação é bastante inespecífica, mas na maioria dos casos a sintomatologia sugere um quadro de oclusão digestiva alta. O tratamento pode ser realizado através de litotrícia, mas na grande maioria dos doentes é necessária uma abordagem cirúrgica do problema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons