Auto Perceção do Desempenho da Medicina Centrada na Pessoa em Medicina Geral e Familiar: Criação de Um Instrumento de Medição

Autores

  • Luiz Miguel Santiago Clínica Universitária de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • José Augusto Simões Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Martinha Vale Clínica Universitária de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Elleni de Faria Clínica Universitária de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Pedro Lopes Ferreira Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Inês Rosendo Clínica Universitária de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.11742

Palavras-chave:

Cuidados de saúde primários, Fiabilidade, Medicina Centrada na Pessoa, Medicina Geral e Familiar, Método Clínico Centrado na Pessoa, Questionário, Relação Médico-Doente

Resumo

Introdução: A Medicina Centrada na Pessoa é um método e modelo de prática permitindo ganhos para o médico e o paciente, devendo a sua prática ser avaliada para fins de desenvolvimento profissional contínuo e educação médica continuada. O objectivo deste estudo foi construir, determinar a fiabilidade e a validade de um instrumento capaz de aferir a auto perceção genérica da prática médica segundo a medicina centrada na pessoa no ambiente de medicina geral e familiar.
Material e Métodos: Uma primeira versão de um questionário segundo as quatro dimensões do método clínico centrado na pessoa foi revista por um grupo focal garantindo a validade de conteúdo. O questionário final engloba 22 itens, utilizando para resposta uma escala de Likert com quatro opções. A análise fatorial permitiu confirmar as dimensões definidas por Moira Stewart, tendo também sido determinada a consistência interna, a reprodutibilidade por teste-reteste e a correlação item-total. A aplicação online a uma amostra de 905 médicos de medicina geral e familiar permitiu testar as validades de constructo e de critério.
Resultados: O instrumento de medição inclui quatro dimensões: (i) explorar a saúde, a doença e a experiência de doença, (ii) investir na relação médico-doente; (iii) procurar entendimento; e (iv) compreender a pessoa como um todo. A consistência interna foi demonstrada com um alfa de Cronbach global de 0,892, variando entre 0,783 a 0,844 para todas as dimensões. A reprodutibilidade teste-reteste obteve um valor de correlação intraclasse entre 0,678 e 1,000. As correlações item-total variaram entre 0,457 e 0,870. As mulheres médicas estão mais sensibilizadas do que os seus colegas no que respeita à procura de entendimento com o doente e os médicos mais novos são os mais sensíveis à abordagem da doença através da anamnese e à procura de entendimento com o doente. Os especialistas demonstraram ter mais cuidado com a anamnese e com o facto de encarar o doente como um todo, e os profissionais que trabalham numa unidade de Saúde Familiar são os que procuram um melhor entendimento com a pessoa. Por fim, a formação específica sobre medicina centrada na pessoa e sobre consulta em medicina centrada na pessoa demonstraram ter um impacto positivo
em todas as dimensões da medicina centrada na pessoa e isso é reconhecido pelos próprios profissionais.
Discussão: A avaliação da auto perceção de desempenhar medicina centrada na pessoa é agora possível.
Conclusão: O presente questionário apresenta boa fiabilidade e validade permitindo ao médico verificar quais as principais insuficiências bem como desenvolver formação específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Luiz Miguel Santiago, Clínica Universitária de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra desde 1979, Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Coimbra desde 2006 e Doutorado por unanimidade com distinção e louvor, pela Universidade de Coimbra, na Especialidade de Sociologia Médica, ramo de Medicina Preventiva e Comunitária desde 11/11/2009. É desde1/7/2017 Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, regendo as Unidades Curriculares de MISP IV, 3º Ano e de Medicina Geral e Familiar, 5º Ano. Em Janeiro de 2018 obtém o título de Gregado em Provas Públicas. Médico, especialista em Medicina Geral e Familiar, é Consultor com o Grau de Assistente Graduado Sénior da Carreira de Medicina Geral e Familiar desde 2002, sendo orientador no Internato Complementar de Medicina Geral e Familiar desde 2006, tendo exercido na Unidade de Saúde Familiar Topázio em Coimbra, onde ainda continua actividade clínica, agora reduzida. Professor Associado Convidado da Universidade da Beira Interior, onde é regente das cadeiras de CSP I, II e III entre 2011 e 2017. Desde 2014 até 2017 foi Professor Adjunto Convidado da Coimbra Health Scholl lecionando Patologia Geral. Membro da Academia Europeia de Professores em Medicina Geral e Familiar (EURACT) é orientador de Teses de Mestrado Integrado e de Mestrado Pré-Bolonha bem como de Doutoramento, na Universidade de Coimbra (2) e na Universidade da Beira Interior (6). É membro da Comissão de Ética da ARS do Centro. Tem vasta bibliografia publicada individualmente e em co-autoria em revistas nacionais e internacionais com “revisores-par” e indexadas (27 artigos). Desde março de 2017 é membro investigador do CEISUC, FEUC. Em Novembro de 2017 é eleito sócio correspondente da Academia Nacional de Medicina. Aguarda a marcação de Provas de Agregação a serem prestadas na Universidade da Beira Interior. Membro da direção do CEISUC desde 2018.

Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-9343-2827

Researcher - ID: P-9545-2018

Scopus Author - ID: 7006027550

Pedro Lopes Ferreira, Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Universidade de Coimbra. Coimbra.

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra

Direção do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra

Publicado

2020-06-01

Como Citar

1.
Santiago LM, Simões JA, Vale M, de Faria E, Ferreira PL, Rosendo I. Auto Perceção do Desempenho da Medicina Centrada na Pessoa em Medicina Geral e Familiar: Criação de Um Instrumento de Medição. Acta Med Port [Internet]. 1 de Junho de 2020 [citado 22 de Novembro de 2024];33(6):407-14. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11742

Edição

Secção

Original