Tumor de Células de Leydig num Doente com Criptorquidia Contralateral: Uma Associação Rara
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.11882Palavras-chave:
Criptorquidismo, Ginecomastia, Neoplasias Testiculares, Tumor de Células de LeydigResumo
A ginecomastia é um sinal frequente que pode ser fisiológica ou causada por várias doenças benignas ou malignas. Em casos raros pode ser originada por tumores testiculares. Nós descrevemos um caso de ginecomastia de início rapidamente progressivo aos 20 anos por um tumor de células de Leydig do testículo direito em doente com história pregressa de criptorquidia esquerda. O doente foi submetido a orquidectomia e colocação de prótese testicular assistindo-se a melhoria da ginecomastia e normalização dos valores de estrogénio. O nosso caso, além de demonstrar que a ginecomastia pode regredir se a causa subjacente for tratada atempadamente, mostra que a criptorquidia poderá estar associada ao aparecimento de tumores de células de Leydig à semelhança do que acontece com outros tumores testiculares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons