Adequação dos Exames de Radiologia Solicitados por um Departamento de Emergência: Um Estudo Retrospetivo
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.12075Palavras-chave:
Diagnóstico por Imagem/estatística e dados numéricos, Padrões de Prática Médica, Procedimentos Desnecessários, Serviço de Emergência, Serviço Hospitalar de RadiologiaResumo
Introdução: Os exames de imagem são essenciais para o diagnóstico em contexto de emergência, sendo a informação clínica determinante para verificar a sua adequação e melhorar a sua interpretação. O nosso objetivo compreendeu a análise dos exames de imagem requisitados pelo Departamento de Emergência num hospital distrital.
Material e Métodos: Realizámos uma análise retrospetiva das tomografias computorizadas e ecografias requeridas pelo Departamento de Emergência no Centro Hospitalar Universitário do Algarve considerando as seguintes variáveis: exame requisitado, informação clínica fornecida (completa/incompleta), adequação do exame (adequado/não adequado), resultado (presença/ausência de achados relevantes) e relação dos achados com contexto clínico (relacionados/não relacionados). A associação entre variáveis foi avaliada utilizando as análises qui-quadrado de Pearson e razão de possibilidades.
Resultados: Das 1427 requisições, apenas 219 (15,3%) foram consideradas como contendo informação clínica completa. No entanto, 1075 (75,3%) requisições foram consideradas adequadas. Cerca de um terço dos exames continha achados relevantes (n = 453; 31,7%) e a maioria destes achados estavam relacionados com o contexto clínico (n = 410; 90,5%). Encontrámos associações significativas entre a adequação do pedido e presença de achados clínicos relevantes (p < 0,001). A razão de possibilidades de ter um achado relevante é 5,0 vezes maior nos pedidos adequados relativamente aos não adequados (IC = 3,4 - 7,3; p < 0,001).
Discussão: O facto de os exames adequados potenciarem a probabilidade de existir um achado relevante enfatiza a importância da definição de diretrizes para que só os exames adequados sejam realizados.
Conclusão: A criação destas diretrizes deverá aumentar a adequação dos exames de imagem solicitados no Departamento de Emergência, otimizando o seu resultado, com a consequente racionalização dos recursos disponíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons