Transmissão Oral de Infeções Sexualmente Transmissíveis: Uma Revisão Narrativa

Autores

  • Catarina Queirós Serviço de Dermatovenereologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa.
  • João Borges da Costa Serviço de Dermatovenereologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa. Clínica Universitária de Dermatologia. Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Lisboa. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.12191

Palavras-chave:

Comportamento Sexual, Doenças da Boca, Doenças Sexualmente Transmissíveis/transmissão

Resumo

Com as alterações comportamentais nas práticas sexuais verificadas nas últimas décadas, a transmissão oral de infeções sexualmente transmissíveis tem vindo a ser progressivamente mais reconhecida. As lesões na cavidade oral podem ser visíveis ou interferir com funções básicas como a fala ou deglutição, sendo por isso o motivo de apresentação de muitos destes doentes. Além disso, a cavidade oral pode funcionar como um reservatório para a disseminação futura dessas infecções. Para um controlo adequado deste problema, deve ser prestada uma maior atenção às práticas de sexo oral, à promoção do uso do preservativo e à educação relativamente a práticas sexuais seguras. Por outro lado, o exame da cavidade oral deve ser parte integrante da avaliação de qualquer indivíduo com suspeita de uma infecção sexualmente transmissível. Neste artigo, a transmissão oral de várias infeções virais e bacterianas é revista, nomeadamente a infeção pelo vírus do papiloma humano, herpes genital, sífilis e gonorreia, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

1.
Queirós C, Costa JB da. Transmissão Oral de Infeções Sexualmente Transmissíveis: Uma Revisão Narrativa. Acta Med Port [Internet]. 2 de Dezembro de 2019 [citado 21 de Novembro de 2024];32(12):776-81. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/12191

Edição

Secção

Revisão