Aspetos Clínicos, Genéticos e Neuropatológicos da Demência Frontotemporal: Atualização e Guia
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.1226Resumo
Introdução: A Degenerescência Lobar Frontotemporal engloba um conjunto de situações heterogéneas que partilham sintomas cognitivos e comportamentais, bem como características patológicas macroscópicas. As bases genéticas e características histopatológicas são bastante diversas e formam a base da classificação molecular das várias doenças, sendo difícil fazer uma correlação com os achados clínicos e síndromas. A investigação científica trouxe um conjunto vasto de conhecimentos, nem sempre fáceis de acompanhar,especialmente nos últimos anos em relação à genética e histopatologia.
Material e Métodos: Os autores fizeram uma pesquisa de literatura neste tema, escolheram referências relevantes, extraíram e sistematizaram os dados.
Resultados e Conclusão: o texto apresenta uma revisão atualizada dos aspetos clínicos, genéticos e histopatológicos da Degenerescência Lobar Frontotemporal, com ênfase especial na Demência Frontotemporal, a doença mais comum. O tratamento é também revisto e são propostas pelos autores estratégias relativamente à escolha dos testes genéticos na prática clínica. Deveriam ser
promovidos a atenção e conhecimento públicos sobre este grupo de doenças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons