The use of echocardiography to determine left ventricular size. A simultaneous echocardiographic and angiocardiographic study.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.1240Resumo
Foi feito o estudo simultâneo das dimensões do ventrículo esquerdo por cineangiocardiografia e ecocardiografia em 15 doentes sem cardiopatia isquémica, durante o exame hemodinâmico de rotina. O feixe de ultrassons interceptou o eixo menor ventricular segundo ângulos variáveis (de -11° a +18°) na diástole e na sístole, e o eixo longitudinal de 28% a 64% do seu comprimento na diástole e de 15 % a 64 % na sístole. As dimensões ventriculares foram maiores quando medidas a partir dos angiogramas no mesmo plano do feixe de ultrassons, embora exista uma boa correlação entre as dimensões ecocardiográficas e angiocardiográficas. Também a fracção de ejecção determinada a partir dos volumes ventriculares obtidos angiograficamente, se correlaciona bem com a fracção de encurtamento obtida ecocardiograficamente. São discutidos os erros práticos envolvidos nas medições ecocardiográficas e conclui-se que a extrapolação dessas dimensões, para a determinação de volumes ventriculares, deve ser executada cautelosamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons