Correlação entre a Clearance da Creatinina Estimada e a Taxa de Filtração Glomerular Estimada nos Doentes Muito Idosos e Erros de Prescrição dos Antibióticos: Um Estudo de Coorte
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.12408Palavras-chave:
Antibacterianos, Creatinina, Envelhecimento, Erros de Medicação, Idoso de 80 Anos ou mais, Taxa de Filtração GlomerularResumo
Introdução: A determinação da função renal é particularmente importante na prescrição de antibióticos em doentes idosos. O objetivo deste estudo é correlacionar a clearance de creatinina com a taxa de filtração glomerular estimada, numa população hospitalizada de doentes muito idosos, e auditar os erros de prescrição antibiótica.
Material e Métodos: Coorte retrospetivo de todos os doentes ≥ 80 anos hospitalizados com antibioterapia prescrita. A clearance de creatinina foi calculada através da equação Cockcroft-Gault, e a filtração glomerular estimada através das equações Modification of Diet in Renal Disease e Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration. Os erros de prescrição foram determinados pelo ajuste da dose diária definida à função renal.
Resultados: Foram incluídos 589 doentes. A correlação da Cockcroft-Gault com Modification of Diet in Renal Disease e Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration foi r = 0,98 e 0,96 para a creatinina sérica mínima, e 0,97 e 0,93 para a creatinina sérica máxima. Com base na Cockcroft-Gault, a taxa de erro na dose diária definida foi 45% no dia da creatinina sérica mínima e 52% no dia da creatinina sérica máxima. Quando a Cockcroft-Gault foi comparada com a Modification of Diet in Renal Disease e a Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration houve uma discrepância no registo de erros de 14% a 16%, respetivamente.
Discussão: Verificou-se uma boa correlação entre a Cockcroft-Gault e as equações que calculam a filtração glomerular: Modification of Diet in Renal Disease ou Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration. Independentemente da equação utilizada para estimar a função renal, foi documentada uma taxa elevada de erros na dose de antibióticos prescrita nesta população.
Conclusão: Este estudo reforça a manutenção do uso da equação de Cockcroft-Gault para calcular a dose adequada de antibióticos na população muito idosa. Mais estudos são necessários para investigar as causas subjacentes aos erros de prescrição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons