A ultrassonografia no diagnóstico da patologia abdominal.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.1245Resumo
A ultrassonografia utiliza os ultrassons para estudar órgãos e estruturas. Fundamenta-se na diferente reflexão que um feixe de ultrassons sofre ao atravessar os tecidos orgânicos e no tratamento eletrónico, que transforma o feixe reflectido em imagem. Os primeiros passos importantes no sentido de aproveitar os ultrassons para diagnóstico em Medicina deram-se nos anos 40, com as tentativas de obtenção de imagens cranianas por Dussik, o verdadeiro pai da ecografia. No entanto, só aos últimos 15 anos os progressos verificados impuseram e generalizaram o método. Através da ultrassonografia e possível definir formas, dimensões e estruturas de muitos órgãos. São suas principais indicações o diagnóstico de lesões que ocupam espaço e a destrinca entre lesões sólidas e líquidas. Para além da sua capacidade descriminativa, tem a particularidade de ser totalmente inócua para o doente e para o médico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons