SINAS: Impacto na Melhoria da Qualidade em Cirurgia de Ambulatório num Centro Integrado de Cirurgia Ambulatório

Autores

  • Eurico Castro Alves Departamento de Cirurgia. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. Departamento de Cirurgia. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto.
  • Teresa Correia Departamento de Cirurgia. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. Departamento de Cirurgia. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto.
  • Pedro Brandão Departamento de Cirurgia. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. Departamento de Cirurgia. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto.
  • Laetitia Teixeira Centro de Investigação em Tecnologias e Serviço de Saúde. Universidade do Porto. Porto. Departamento de Cirurgia. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Departamento de Saúde Pública. Instituto de Saúde Pública. Universidade do Porto. Porto.
  • Ana Povo Departamento de Cirurgia. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. Departamento de Cirurgia. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.12580

Palavras-chave:

Benchmarking, Melhoria da Qualidade, Portugal, Procedimentos Cirúrgicos Ambulatórios, Qualidade de Cuidados de Saúde

Resumo

Introdução: O Sistema Nacional de Avaliação da Saúde é um sistema de avaliação da qualidade global dos prestadores de cuidados de saúde desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde. Uma das áreas avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Saúde é a cirurgia de ambulatório. O objetivo do nosso trabalho é demonstrar que a introdução da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Saúde no nosso hospital melhorou não só a qualidade da cirurgia de ambulatório, mas também a qualidade do registo clinico.
Material e Métodos: Estudo retrospectivo dos dados clínicos do hospital. O estudo foi realizado no centro integrado de cirurgia de ambulatório do Centro Hospitalar e Universitário do Porto. Foram analisados 100 procedimentos cirúrgicos consecutivos, de todas as especialidades cirúrgicas, previamente selecionados para a auditoria Sinas, realizada no ano de 2015 e 46 procedimentos cirúrgicos realizados em 2008 no nosso hospital, antes da implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Saúde. Foi avaliada a validação e registo dos sete indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Saúde para cirurgia de ambulatório.
Resultados: Verificou-se uma melhoria em todos os indicadores após a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Saúde, exceto para o indicador 4.
Discussão: O nosso trabalho demonstra que a introdução do Sistema Nacional de Avaliação da Saúde no nosso centro de ambulatório resulta na melhoria não apenas das práticas clínicas, mas também dos registros clínicos.
Conclusão: Concluímos assim que a aplicação de avaliação de indicadores de qualidade e benchmarking pode ser usada para melhorar os resultados de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

1.
Alves EC, Correia T, Brandão P, Teixeira L, Povo A. SINAS: Impacto na Melhoria da Qualidade em Cirurgia de Ambulatório num Centro Integrado de Cirurgia Ambulatório. Acta Med Port [Internet]. 1 de Setembro de 2020 [citado 22 de Novembro de 2024];33(9):546-51. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/12580

Edição

Secção

Original