Minho Communication Assessment Scale: Desenvolvimento e Validação
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.12727Palavras-chave:
Comunicação, Estudantes de Medicina, Inquéritos e Questionários, Portugal, Relações Médico-Doente, Reprodutibilidade dos TestesResumo
Introdução: A comunicação verbal e não-verbal são competências essenciais na prática médica e devem ser adquiridas e monitorizadas nas escolas médicas. Contudo, a sua avaliação representa um desafio. O objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver e avaliar as propriedades psicométricas, validade e fiabilidade de uma escala de avaliação de comunicação.
Material e Métodos: Desenvolvemos uma escala de avaliação de comunicação, composta por cinco dimensões (Estrutura, Modo de Questionar, Comportamento e Postura, Clareza de Informação e a dimensão Emocional). Dois focus groups e um grupo de desenvolvimento, composto por membros do corpo docente e pacientes estandardizados experienciados em avaliação, foram responsáveis
por criar a escala.
Resultados: A escala de avaliação de comunicação foi testada em 332 alunos de medicina do terceiro e sexto ano curricular, num total de 2754 avaliações, realizada por docentes e pacientes estandardizados. Realizámos uma análise descritiva, uma análise fatorial exploratória, uma análise factorial confirmatória e uma análise de alfa de Cronbach, de modo a estabelecer a fiabilidade interna da escala.
Discussão: A Minho Communication Assessment Scale pode ser usada eficazmente por docentes e pacientes estandardizados, fornecendo uma avaliação correta e um feedback relevante aos estudantes. A Minho Communication Assessment Scale final tem um total de 19 itens, sendo simples e intuitiva de usar. Os resultados da análise fatorial exploratória e confirmatória foram satisfatórios. O valor de alfa de Cronbach’s revelou valores elevados de consistência interna.
Conclusão: A versão final da Minho Communication Assessment Scale, demonstrou ser simples de usar e possuir muito boas propriedades psicométricas. Os resultados demonstram que a Minho Communication Assessment Scale é uma escala válida para avaliar as capacidades de comunicação e pode ser replicada em objective structured clinical examinations que se foquem nessa avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons