Dois Surtos de Escabiose num Hospital Terciário em Portugal

Autores

  • Nuno Gomes Serviço de Dermatovenereologia. Centro Hospitalar Universitário de São João. Porto. https://orcid.org/0000-0003-4278-3106
  • Pedro Moura Guedes Serviço de Saúde Ocupacional. Centro Hospitalar Universitário de São João. Porto.
  • Pedro Norton Serviço de Saúde Ocupacional. Centro Hospitalar Universitário de São João. Porto.
  • Filomena Azevedo Serviço de Dermatovenereologia. Centro Hospitalar Universitário de São João. Porto.
  • Cármen Lisboa Serviço de Dermatovenereologia. Centro Hospitalar Universitário de São João. Porto. Divisão de Microbiologia. Departamento de Patologia e Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.12840

Palavras-chave:

Escabiose, Portugal, Surtos de Doença

Resumo

Introdução: Os surtos de escabiose em instituições são um problema emergente. Determinar a melhor estratégia para o seu controlo é uma questão atual. Analisámos dois surtos hospitalares de escabiose e revimos a abordagem de surtos institucionais de escabiose.
Material e Métodos: Realizámos um estudo observacional retrospetivo de dois surtos independentes de escabiose que ocorreram num hospital terciário português em 2018. Após a identificação dos casos-índice, dos casos de escabiose e dos indivíduos expostos, calculámos a taxa de ataque em doentes e em profissionais de saúde. Avaliámos ainda o tratamento e medidas de controlo de infeção, bem como o custo global de cada surto.
Resultados: Os surtos de escabiose ocorreram em duas enfermarias de Medicina Interna. Ambos tiveram como caso-índice doentes institucionalizados e com dermatose no momento do internamento. Na enfermaria 1 foram identificados 409 indivíduos expostos, 14 casos de escabiose e a taxa de ataque foi 3,4%. Na enfermaria 2 foram identificados 254 indivíduos expostos, 17 casos e a taxa de ataque foi 6,7%. Foi realizado o tratamento tópico dos casos e foram implementados cuidados ambientais.
Discussão: Na nossa análise, ambos os surtos tiveram como caso-índice doentes previamente institucionalizados e tiveram umimpacto significativo, com centenas de indivíduos expostos e custos consideráveis. A análise de surtos hospitalares de escabiose é fundamentalmente retrospetiva e representa uma oportunidade para rever a estratégia da sua abordagem.
Conclusão: É premente a implementação de linhas de orientação sobre a abordagem de surtos institucionais de escabiose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-12-02

Como Citar

1.
Gomes N, Guedes PM, Norton P, Azevedo F, Lisboa C. Dois Surtos de Escabiose num Hospital Terciário em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 2 de Dezembro de 2020 [citado 30 de Junho de 2024];33(12):803-10. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/12840

Edição

Secção

Original