Fasceíte Necrotizante Causada por Photobacteriumdamselae: O Primeiro Caso Descrito em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.13032

Palavras-chave:

Bacterial Infections, Fasciitis, Necrotizing, Hand Injuries, Photobacterium, Vibrio Infections

Resumo

A fasceíte necrotizante é uma infeção grave que requer tratamento cirúrgico emergente, sendo responsável por uma elevada taxa de mortalidade. Existem vários microorganismos que podem ser responsáveis por este tipo de infecção, sendo o Photobacterium damselae um destes, com apenas oito casos descritos na literatura de fasceíte necrotizante por este agente, sendo o presente relato a primeira vez que é reportada uma infeção a este agente em Portugal. No presente caso o paciente sobreviveu após várias intervenções de desbridamento cirúrgico e reconstrução do membro superior com matriz dérmica acelular e enxertos de pele. Foi ainda realizada uma breve revisão de todos os relatos de infecção de tecidos moles por este agente, bem como um resumo da apresentação clínica, diagnóstico, fisiopatologia e tratamento da fasceíte necrotizante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Diogo Guimaraes, Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central. Lisboa.

Resident in Plastic and Reconstructive Surgery

Luís Ribeiro, Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central. Lisboa.

Resident in Plastic and Reconstructive Surgery

Luís Vieira, Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central. Lisboa.

Resident in Plastic and Reconstructive Surgery

Ruben Coelho, Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética. Centro Hospitalar Universitário de São João. Lisboa

Assistant in Plastic and Reconstructive Surgery

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

1.
Guimaraes D, Ribeiro L, Vieira L, Coelho R. Fasceíte Necrotizante Causada por Photobacteriumdamselae: O Primeiro Caso Descrito em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 31 de Agosto de 2021 [citado 18 de Julho de 2024];34(9):615-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/13032

Edição

Secção

Caso Clínico