Terapia Assistida com Animais nos Cuidados Paliativos

Autores

  • Vanessa Quintal Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Sete Rios. Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte. Lisboa.
  • Paulo Reis-Pina Unidade de Cuidados Paliativos Bento Menni. Casa de Saúde da Idanha. Sintra. Centro de Medicina Paliativa. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.13164

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Saúde Holística, Terapia Assistida com Animais, Terapias Complementares

Resumo

Existem casos em que os objetivos tradicionais dos cuidados médicos não apresentam soluções realistas para curar os doentes que enfrentam doenças devastadoras; devendo outros métodos ser aplicados. Os autores apresentam o caso clínico de uma mulher de 76 anos admitida numa unidade de Cuidados Paliativos devido a um adenocarcinoma do cólon estadio IV, e descrevem o papel que um Yorkshire terrier, de seis anos, teve no controlo sintomático desta doente. A terapia assistida por animais pode ser de grande utilidade quando usada com um objetivo terapêutico em cuidados paliativos, ajudando a reduzir a dor e o sofrimento dos doentes, aumentando a qualidade de vida. A terapêutica assistida por animais pode ser de grande utilidade nos cuidados paliativos, contribuindo para a gestão da dor dos doentes, alívio do sofrimento e melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Paulo Reis-Pina, Unidade de Cuidados Paliativos Bento Menni. Casa de Saúde da Idanha. Sintra. Centro de Medicina Paliativa. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.

Ex-Médico da Unidade de Dor do IPOLFG, EPE Ex-Médico da Equipa de Cuidados Paliativos do IPOLFG, EPE preispina@doctor.com

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

1.
Quintal V, Reis-Pina P. Terapia Assistida com Animais nos Cuidados Paliativos. Acta Med Port [Internet]. 1 de Outubro de 2021 [citado 22 de Novembro de 2024];34(10):690-2. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/13164

Edição

Secção

Caso Clínico