Desafios Clínicos na Perturbação Obsessivo-Compulsiva com Obsessões Pedofílicas

Autores

  • Carla Ferreira Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Liliana Ferreira Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Hospital Distrital de Santarém. Santarém.
  • Samuel Pombo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Rui Xavier Vieira Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.13296

Palavras-chave:

Estigma Social, Pedofilia, Perturbação Obsessivo-Compulsiva/diagnóstico, Perturbação Obsessivo-Compulsiva tratamento, Terapia Cognitivo Comportamental

Resumo

Na perturbação obsessivo-compulsiva as obsessões pedofílicas - pensamentos intrusivos sobre ser sexualmente excitado, ou abusar sexualmente, de crianças - estão entre os mais angustiantes para os doentes e os mais incorretamente diagnosticados pelos profissionais de saúde. O nosso objetivo é apresentar um caso clínico destacando o papel que o estigma tem no atraso do início do tratamento e os desafios clínicos que se verificam em relação ao diagnóstico e ao tratamento desta perturbação, de modo a colmatar a falta de literatura sobre o assunto. O caso é relativo a um homem de 33 anos, com ideação suicida associada ao sofrimento insuportável causado pelas obsessões sexuais pedofílicas que tinha desde há uma década, sem nunca ter recorrido a um profissional de saúde. Esta situação teve muito impacto no seu funcionamento deixando-o maioritariamente isolado no seu quarto. Após o diagnóstico diferencial, implementou-se o projeto terapêutico combinando tratamento farmacológico e psicoterapia cognitivo-comportamental. Após 18 meses o doente apresentou uma melhoria significativa permitindo-o concorrer a um emprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Carla Ferreira, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.

Médica Interna de Psiquiatria

Liliana Ferreira, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Hospital Distrital de Santarém. Santarém.

Médica Interna de Psiquiatria

Samuel Pombo, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.

Psicólogo Clínico

Rui Xavier Vieira, Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.

Assistente Graduado Sénior

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

1.
Ferreira C, Ferreira L, Pombo S, Vieira RX. Desafios Clínicos na Perturbação Obsessivo-Compulsiva com Obsessões Pedofílicas. Acta Med Port [Internet]. 1 de Outubro de 2021 [citado 25 de Novembro de 2024];34(10):692-5. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/13296

Edição

Secção

Caso Clínico