Manifestações Dermatológicas na Gravidez

Autores

  • Ana Catarina Pinheiro Unidade de Saúde Familiar Rodrigues Miguéis. Lisboa.
  • Catarina Queirós Serviço de Dermatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa.
  • António Sousa Alvim Unidade de Saúde Familiar Rodrigues Miguéis. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.13520

Palavras-chave:

Complicações na Gravidez, Doenças da Pele, Manifestações Cutâneas

Resumo

A gravidez é um período caracterizado por alterações cutâneas significativas e complexas, as quais podem ter um grande impacto na vida da mulher. As manifestações cutâneas associadas a este período dividem-se habitualmente em alterações fisiológicas relacionadas com a gravidez, dermatoses pré-existentes modificadas pela gravidez e dermatoses específicas da gravidez, podendo estas últimas estar associadas a morbidade fetal significativa. O diagnóstico das alterações cutâneas associadas à gravidez pode constituir um desafio devido à variabilidade na sua apresentação clínica, sendo fundamental uma história clínica completa e detalhada e um exame físico minucioso. Os clínicos dedicados aos cuidados de saúde primários devem saber reconhecer estas entidades e providenciar algumas estratégias terapêuticas, bem como referenciar as utentes sempre que exista risco para a mãe e/ou para o feto. Na abordagem das entidades mais complexas é fundamental uma equipa multidisciplinar, envolvendo dermatologistas, pediatras, obstetras e médicos de família, de forma a que se consiga simultânea e rapidamente o alívio sintomático da mãe e a minimização do risco fetal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Como Citar

1.
Pinheiro AC, Queirós C, Sousa Alvim A. Manifestações Dermatológicas na Gravidez. Acta Med Port [Internet]. 2 de Maio de 2022 [citado 30 de Junho de 2024];35(5):376-83. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/13520

Edição

Secção

Revisão