Carcinoma Sebáceo da Vulva: Um Diagnóstico Inesperado e Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.13551Palavras-chave:
Neoplasias das Glândulas Sebáceas, Neoplasias Vulvares, VulvaResumo
O carcinoma sebáceo da vulva é uma neoplasia maligna rara das glândulas sebáceas com comportamento potencialmente agressivo, mais comummente encontrada na área periocular. Este diagnóstico é particularmente raro nas glândulas sebáceas da vulva, com apenas dez casos previamente descritos na literatura. Relatamos o caso de uma paciente de 78 anos que se apresentou com prurido vulvar, anteriormente tratado com corticóides tópicos e antifúngicos, sem melhoria evidente. Ao exame objetivo apresentava uma pápula amarela visível, com cerca de 12 x 10 mm no grande lábio direito, que foi biopsada. O exame microscópico revelou um carcinoma sebáceo invasivo da vulva, com componente in situ. Posteriormente, foi realizada uma biópsia excisional, com alargamento de margens, sem intercorrências. Três meses após o diagnóstico, surgiu a primeira recidiva, pelo que foi realizada uma nova biópsia excisional. Dois anos e meio após o diagnóstico, a doente apresentava uma lesão com 13 mm, na metade superior do pequeno lábio direito, mais de 10 mm afastada da linha mediana. Em reunião multidisciplinar decidiu-se que deveria ser submetida a uma vulvectomia parcial direita, com pesquisa de gânglio sentinela inguino-femoral homolateral (um gânglio negativo). Um ano após a cirurgia, a doente encontra-se sem evidência de recorrência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons