Avaliação dos Motivos Subjacentes e Identificação de Fatores Preditivos do Drop-Out de Doentes Psiquiatricos
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.1357Resumo
Introdução/Objectivos: A avaliação dos resultados das intervenções em psiquiatria deve ser multidimensional, incluindo variáveisclínicas e sociais, como a experiência individual do portador de doença mental. Uma variável que tem vindo a ser reconhecida comoimportante é a satisfação do doente com os cuidados prestados, pese embora não tenha de ser o objectivo principal do serviço ou dopsiquiatra. Contudo, se a perspetiva do utente não for incluída, existe o risco dos resultados serem enviesados pela perceção de quemos fornece. Neste estudo, pretende-se perceber se o abandono do tratamento (drop-out) representa uma melhoria ou pioria do bemestarsubjectivo dos doentes e/ou a insatisfação com os serviços recebidos, bem como encontrar factores preditivos para o drop-out.Material e Métodos: Identificação de drop-outs num coorte de dois anos de doentes que tiveram primeiras consultas de psiquiatria, naUnidade de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Ave – Unidade de Famalicão (Serviço Local de Saúde Mental).Resultados: Identificaram-se 512 doentes que tiveram uma primeira consulta de psiquiatria, dos quais 57 abandonaram unilateralmenteo tratamento pelo menos por seis meses, sem contactos efectuados nesse período no sentido de remarcação da consulta.Destes apenas 38 completaram a avaliação (resposta telefónica a questionário semiestruturado). Encontraram-se três fatores preditivospara o drop-out: idade, escolaridade e diagnóstico.Conclusões: As razões para abandono centram-se sobretudo no esquecimento e insatisfação, esta última centrada em questões darelação médico-doente. Estes resultados devem ser um ponto de partida para a avaliação e melhoria dos cuidados prestados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons