Identificação de Alvos Terapêuticos e de Diagnóstico Através do Yeast Two Hybrid System: A Biologia Molecular na Medicina
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.1361Resumo
Nas últimas décadas, o desenvolvimento da biologia molecular tem impulsionado a medicina, principalmente na identificação de novosalvos terapêuticos e de diagnóstico. Nas células são as proteínas as principais intervenientes responsáveis pelo funcionamento detodos os processos celulares, desde a síntese de novas moléculas de DNA, à formação de RNA e de novas proteínas, ao transportede todos os componentes celulares bem como da composição estrutural da própria célula. Também são as proteínas um dos componentesmais relevantes das vias de sinalização entre as células. Estudos apontam para que, normalmente, as proteínas não funcionemsozinhas mas em complexos. Daí a importância de estudar as interações entre proteínas e, por outro lado, encontrar compostos queinterfiram com esses complexos para tratamentos farmacológicos. Já existem alguns fármacos com estas características. A tricostatinaA, um inibidor duma diacetilase de histonas (DH), atua no complexo Proteína Fosfatase 1-DH, sendo um bom alvo na terapiaanti-cancerígena.Em 1989, de um modo revolucionário para a época, Fields e Songs desenvolveram o Yeast Two Hybrid system (YTH). Este métodobaseia-se na genética da levedura Saccharomyces cerevisiae para detetar interações entre proteínas. Desde a sua descoberta sofreuvárias modificações que permitiram a sua aplicação à investigação translacional. Por exemplo, esta técnica permite fazer um rastreioem larga escala para determinar que droga pode interferir com uma determinada interação proteica. Por outro lado, pode tambémutilizar-se para se determinar que proteínas num determinado tecido (por exemplo, cérebro ou testículo) interagem com a nossa proteínade interesse. Deste modo é possível desvendar funções de novas proteínas, vias de sinalização e funcionamento de tecidos. Agrande quantidade de informação produzida por esta abordagem é de eleição para a identificação e validação de alvos de diagnóstico,terapêuticos e mesmo desenvolvimento de novos fármacos.Esta revisão tem como intuito elucidar o funcionamento do Yeast Two Hybrid system e a sua contribuição para a identificação de novostratamentos farmacológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons