As Trombofilias Hereditárias na Grávida: do Risco Trombótico ao Sucesso da Gravidez

Autores

  • Ana Glória Fonseca Serviço de Medicina. Hospital Garcia de Orta. Almada. & Departamento de Saúde Publica. Faculdade de Ciências Médicas. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.1362

Resumo

A doença tromboembólica e as complicações obstétricas relacionadas com isquémia da placenta são actualmente as principais causasde mortalidade e morbilidade maternas. As trombofilias foram implicadas na sua etiologia, variando a magnitude do risco emfunção do tipo de trombofilia. Sendo a evidência ainda pouco clara e controversa, as questões sobre a abordagem clínica da grávidacom trombofilia colocam-se diariamente. Neste sentido, pretende-se rever, tendo em conta os consensos e controvérsias, o impactodas trombofilias hereditárias no risco trombótico e no sucesso da gravidez, desde a perspectiva diagnóstica à abordagem preventivae terapêutica, incluindo o papel da farmacopeia antitrombótica disponível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-28

Como Citar

1.
Fonseca AG. As Trombofilias Hereditárias na Grávida: do Risco Trombótico ao Sucesso da Gravidez. Acta Med Port [Internet]. 28 de Janeiro de 2013 [citado 22 de Dezembro de 2024];25(6):433-41. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1362