A Hipoglicemia no Diabético: Controvérsia na Avaliação, à Procura das suas Implicações
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.1365Resumo
A hipoglicemia é uma das principais limitações ao tratamento atual da diabetes, assim como uma complicação aguda dispendiosa. Assuas consequências não se limitam ao episódio de hipoglicemia, nem às infrequentes sequelas objectiváveis. A ocorrência de hipoglicemiaé frequentemente acompanhada por um descalamento das estratégias de tratamento da diabetes, com o risco subsequente dedesenvolver complicações crónicas. Adicionalmente, as suas consequências a médio e longo prazo ainda não estão esclarecidas à luzde estudos recentes, que renovaram o receio do aumento da mortalidade cardiovascular com a sua ocorrência.A controvérsia à volta da sua definição, assim como graves limitações metodológicas, conduziu a grandes disparidades nos resultadosdos estudos de incidência e custos. A baixa adesão de um número significativo de diabéticos à auto-vigilância glicémica nos momentossintomáticos conduz a grande incerteza diagnóstica e, ocasionalmente, agravamento do controlo glicémico. Os estudos baseados nosserviços de saúde resultam em grande subestimação da incidência de hipoglicemia, uma vez que muitos dos episódios são ligeiros, eum número significativo dos episódios graves são tratados pelos familiares ou amigos do diabético. Estudos recentes revelaram queuma percentagem significativa dos diabéticos tratados por profissionais de saúde é tratada no domicílio, sem ser observada no Serviçode Urgência. Os mesmos dados sugerem que a maior parte dos custos directos e indirectos da hipoglicemia no diabético refere-se aosepisódios observados em contexto hospitalar, particularmente se resultarem em internamento.Nos últimos anos tem-se assistido ao investimento em múltiplas estratégias de evicção da hipoglicemia, nomeadamente da monitorizaçãocontínua da glicose intersticial, assim como o uso de novos fármacos. Apesar dos esforços, a hipoglicemia permanece umproblema incontornável no tratamento da diabetes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons