A Hipoglicemia no Diabético: Controvérsia na Avaliação, à Procura das suas Implicações

Autores

  • César Esteves Serviço de Endocrinologia. Centro Hospitalar São João. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Celestino Neves Serviço de Endocrinologia. Centro Hospitalar São João. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Davide Carvalho Serviço de Endocrinologia. Centro Hospitalar São João. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.1365

Resumo

A hipoglicemia é uma das principais limitações ao tratamento atual da diabetes, assim como uma complicação aguda dispendiosa. Assuas consequências não se limitam ao episódio de hipoglicemia, nem às infrequentes sequelas objectiváveis. A ocorrência de hipoglicemiaé frequentemente acompanhada por um descalamento das estratégias de tratamento da diabetes, com o risco subsequente dedesenvolver complicações crónicas. Adicionalmente, as suas consequências a médio e longo prazo ainda não estão esclarecidas à luzde estudos recentes, que renovaram o receio do aumento da mortalidade cardiovascular com a sua ocorrência.A controvérsia à volta da sua definição, assim como graves limitações metodológicas, conduziu a grandes disparidades nos resultadosdos estudos de incidência e custos. A baixa adesão de um número significativo de diabéticos à auto-vigilância glicémica nos momentossintomáticos conduz a grande incerteza diagnóstica e, ocasionalmente, agravamento do controlo glicémico. Os estudos baseados nosserviços de saúde resultam em grande subestimação da incidência de hipoglicemia, uma vez que muitos dos episódios são ligeiros, eum número significativo dos episódios graves são tratados pelos familiares ou amigos do diabético. Estudos recentes revelaram queuma percentagem significativa dos diabéticos tratados por profissionais de saúde é tratada no domicílio, sem ser observada no Serviçode Urgência. Os mesmos dados sugerem que a maior parte dos custos directos e indirectos da hipoglicemia no diabético refere-se aosepisódios observados em contexto hospitalar, particularmente se resultarem em internamento.Nos últimos anos tem-se assistido ao investimento em múltiplas estratégias de evicção da hipoglicemia, nomeadamente da monitorizaçãocontínua da glicose intersticial, assim como o uso de novos fármacos. Apesar dos esforços, a hipoglicemia permanece umproblema incontornável no tratamento da diabetes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-28

Como Citar

1.
Esteves C, Neves C, Carvalho D. A Hipoglicemia no Diabético: Controvérsia na Avaliação, à Procura das suas Implicações. Acta Med Port [Internet]. 28 de Janeiro de 2013 [citado 22 de Dezembro de 2024];25(6):454-60. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1365