ARIA 2019: Um Percurso Assistencial Integrado para a Rinite Alérgica em Portugal

Autores

  • João Fonseca Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS). Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Tiago Taveira-Gomes Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS). Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário. Gandra. Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Fernando Pessoa. Porto.
  • Ana Margarida Pereira Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS). Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Serviço de Imunoalergologia. Hospital CUF. Porto.
  • Manuel Branco-Ferreira Clínica Universitária Imunoalergologia. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Serviço de Imunoalergologia. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa. Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica. Lisboa.
  • Pedro Carreiro-Martins Comprehensive Health Research Center (CHRC). NOVA Medical School. Lisboa. Serviço de Imunoalergologia. Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Lisboa.
  • Magna Alves-Correia Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS). Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Serviço de Imunoalergologia. Hospital CUF. Porto.
  • Jaime Correia de Sousa Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS). Escola de Medicina. Universidade do Minho. Braga. Laboratório Associado. Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde Braga/Guimarães. Braga. Unidade de Saúde Familiar Horizonte. Matosinhos.
  • Elísio Costa UCIBIO/REQUIMTE. Porto4Ageing Reference Site. Faculdade de Farmácia. Universidade do Porto.
  • Olga Lourenço Faculdade de Ciências da Saúde e Centro de Investigação em Ciências da Saúde. Universidade da Beira Interior. Covilhã.
  • Mário Morais-Almeida Centro de Alergia. Hospital CUF Descobertas. Lisboa.
  • Ana Morête Serviço de Imunoalergologia. Hospital CUF. Porto. Unidade de Imunoalergologia. Centro Hospitalar Baixo Vouga. Aveiro.
  • Frederico Regateiro Serviço de Imunoalergologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Instituto de Imunologia. Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra. Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (ICBR). Faculdade de Medicina. Universidade de Coimbra. Coimbra.
  • Ana Todo Bom Serviço de Imunoalergologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra.
  • Claus Bachert Upper Airways Research Laboratory. ENT Department. Ghent University Hospital. Ghent.
  • Oliver Pfaar Department of Otorhinolaryngology. Head and Neck Surgery. Section of Rhinology and Allergy. University Hospital Marburg. Phillipps-Universität Marburg. Marburg.
  • Dana Wallace Nova Southeastern University. Fort Lauderdale. Florida.
  • Anna Bedbrook MACVIA-France. Fondation Partenariale FMC VIA-LR. Centre Hospitalier Arnaud de Villeneuve. Montpellier.
  • Wienczyslawa Czarlewski Mask-Air. Levallois. France.
  • Jean Bousquet MACVIA-France. Fondation Partenariale FMC VIA-LR. Centre Hospitalier Arnaud de Villeneuve. Montpellier. INSERM U 1168. Université Versailles St-Quentin-en-Yvelines. Montigny le Bretonneux. France. Charité. Universitätsmedizin Berlin. Humboldt-Universität zu Berlin. Berlin.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.13777

Palavras-chave:

Asma, Guia de Prática Clínica, Portugal, Prestação Integrada de Cuidados de Saúde, Rinite Alérgica

Resumo

A iniciativa Allergic Rhinitis and Its Impact on Asthma (ARIA) teve início há mais de 20 anos e tem elaborado e disseminado orientações baseadas em evidência, e desenvolvido projetos na área da rinite alérgica. Esta iniciativa está atualmente focada em proporcionar orientações centradas no doente que contribuam para um percurso integrado entre os vários níveis de cuidados e que tirem partido de soluções digitais, tendo sido recomendada a introdução na prática clínica de percursos assistenciais integrados. Neste artigo descrevemos a adaptação para Portugal do documento ARIA Integrated Care Pathways. Após breve revisão sobre a epidemiologia e o impacto da rinite alérgica em Portugal e das atividades realizadas em Portugal no âmbito da iniciativa ARIA, é descrito o conjunto alargado de conhecimento utilizado para o desenvolvimento das recomendações para o tratamento farmacológico da rinite alérgica, recomendações essas baseadas na metodologia GRADE, evidência do mundo real adquirida por tecnologia móvel (mHealth) e resultante de estudos de câmara de exposição alergénica. Em seguida, são resumidos os percursos assistenciais integrados para imunoterapia com alergénios produzidas em 2019. Considera-se a imunoterapia com alergénios um exemplo de medicina de precisão e em que a utilização de tecnologias mHealth permitirá melhorar a estratificação para seleção dos doentes e monitorização da resposta. Estas recomendações foram consideradas como ‘boas práticas’ dos cuidados integrados centrados no doente apoiados por sistemas digitais da DG Santé (Direção Geral de Saúde e de Segurança Alimentar da União Europeia) e representam a estratégia de gestão da mudança da fase 4 do ARIA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

1.
Fonseca J, Taveira-Gomes T, Pereira AM, Branco-Ferreira M, Carreiro-Martins P, Alves-Correia M, Correia de Sousa J, Costa E, Lourenço O, Morais-Almeida M, Morête A, Regateiro F, Todo Bom A, Bachert C, Pfaar O, Wallace D, Bedbrook A, Czarlewski W, Bousquet J. ARIA 2019: Um Percurso Assistencial Integrado para a Rinite Alérgica em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 1 de Fevereiro de 2021 [citado 30 de Junho de 2024];34(2):144-57. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/13777

Edição

Secção

Normas de Orientação