Placenta Acreta Sobre Cicatriz de Cesariana: Experiência de 10 Anos de um Centro Terciário em Portugal

Autores

  • Margarida Cal Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa. https://orcid.org/0000-0002-9828-8772
  • Carla Nunes Serviço de Ginecologia e Obstetrícia. Hospital de Vila Franca de Xira. Vila Franca de Xira.
  • Nuno Clode Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa.
  • Diogo Ayres-de-Campos Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina da Reprodução. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.14001

Palavras-chave:

Doenças da Placenta, Placenta Accreta, Portugal

Resumo

Introdução: O acretismo placentário está entre as principais causas de morbilidade e mortalidade materna, sendo provável que a sua prevalência venha a aumentar. O risco é máximo em casos de placenta prévia sobre cicatriz de cesariana. Existem poucos estudos sobre esta realidade em Portugal. O objetivo deste estudo foi rever os casos de acretismo placentário sobre cicatriz de cesariana prévia, ocorridos ao longo da última década num centro terciário português.
Material e Métodos: Estudo retrospetivo, transversal, com dados recolhidos de bases de dados hospitalares; foram incluídos apenas casos com confirmação histopatológica de acretismo placentário.
Resultados: Foram diagnosticados 15 casos durante o período do estudo (prevalência 0,6 / 1000). Todos os casos foram diagnosticados durante a gravidez. Em todos os casos foi realizada cesariana; 13 foram agendadas com base numa abordagem multidisciplinar, e duas foram emergentes. Em 12 casos foi realizada histerectomia total ou subtotal. Não se registaram casos de mortalidade materna ou neonatal. O estudo histopatológico confirmou nove casos de placenta acreta, três de placenta increta e três de placenta percreta.
Discussão: O diagnóstico pré-natal precoce é fundamental para um planeamento multidisciplinar que permita reduzir a potencial morbilidade e mortalidade e garantir melhores desfechos obstétricos.
Conclusão: Esta série de casos de acretismo placentário sobre cicatriz de cesariana relata a realidade de um centro de assistência perinatal terciário em Portugal, no qual não se registou mortalidade materna ou neonatal ao longo da última década; esta situação é atribuível ao diagnóstico pré-natal eficiente e à abordagem coordenada por uma equipa multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

1.
Cal M, Nunes C, Clode N, Ayres-de-Campos D. Placenta Acreta Sobre Cicatriz de Cesariana: Experiência de 10 Anos de um Centro Terciário em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 31 de Março de 2021 [citado 22 de Novembro de 2024];34(4):266-71. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/14001

Edição

Secção

Original