O Papel da Ocitocina na Profilaxia da Hemorragia Pós-Parto em Locais com Recursos Limitados

Autores

  • Inês Ferreira Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto.
  • Ana Reynolds Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Porto. Centro de Simulação Médica do Porto. São Mamede Infesta.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.14258

Palavras-chave:

Disparidades dos Cuidados de Saúde, Hemorragia Pós-Parto, Ocitocina, Países em Desenvolvimento, Saúde Materna

Resumo

Introdução: A hemorragia pós-parto mantém-se como uma das principais causas de morte materna a nível global. A ocitocina é o uterotónico de eleição na profilaxia desta complicação. Contudo, a sua utilização em locais com recursos limitados associa-se a constrangimentos de foro clínico, político, económico e cultural. O objetivo deste artigo é rever o uso da ocitocina na profilaxia da hemorragia pós-parto em locais com recursos limitados.
Material e Métodos: Foi efetuada uma revisão da literatura sobre o tema, selecionando-se 24 artigos.
Resultados: A informação foi organizada em sete secções: a avaliação da eficácia da ocitocina relativamente a outros uterotónicos, a utilização da ocitocina em partos domiciliários, a capacitação dos profissionais de saúde, a qualidade da ocitocina disponibilizada nestes locais, as novas formulações, os riscos inerentes à utilização de uterotónicos e as políticas de saúde adotadas.
Discussão: Apesar dos progressos alcançados, verificámos que o acesso à profilaxia da hemorragia pós-parto com ocitocina em locais com recursos limitados está aquém do desejável. As principais dificuldades encontradas foram o défice de profissionais de saúde qualificados na administração da ocitocina, as deficiências na qualidade do fármaco e a desadequação das normas de orientação clínica existentes.
Conclusão: Para reduzir a mortalidade materna por hemorragia pós-parto em locais de recursos limitados é imprescindível melhorar a capacitação dos profissionais, implementar boas práticas no uso de uterotónicos, otimizar a gestão de recursos e transpor as barreiras culturais impeditivas da procura dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

1.
Ferreira I, Reynolds A. O Papel da Ocitocina na Profilaxia da Hemorragia Pós-Parto em Locais com Recursos Limitados. Acta Med Port [Internet]. 2 de Dezembro de 2021 [citado 23 de Novembro de 2024];34(12):857-63. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/14258

Edição

Secção

Revisão