Tentativa de Suicídio em Doente com Psicose Associada a Sibutramina
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.14304Palavras-chave:
Perturbações Psicóticas, Psiquiatria de Ligação, Sibutramina, SuicídioResumo
A sibutramina é um inibidor não seletivo da recaptação de serotonina-noradrenalina-dopamina, inicialmente desenvolvido como potencial
antidepressivo e posteriormente aprovado para o tratamento da obesidade. O uso de sibutramina está também associado ao aparecimento de sintomas psiquiátricos como mania, ataques de pânico e, com menor frequência, psicose. Relatamos um caso de um homem de 32 anos, internado no nosso hospital devido a uma tentativa de suicídio no contexto de uma psicose associada à sibutramina. Os sintomas remitiram completamente após a descontinuação da sibutramina e um breve período de terapêutica antipsicótica. O objetivo deste artigo é destacar a importância do reconhecimento da psicose associada à sibutramina, discutir a sua possível fisiopatologia e o seu apropriado manejo clínico e terapêutico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons