Validação e Adaptação Cultural para o Português Europeu do Teste de Avaliação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.15343Palavras-chave:
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Inquéritos e Questionários, Portugal, Reprodutibilidade dos Testes, TraduçãoResumo
Introdução: O teste de avaliação da doença pulmonar obstrutiva crónica (CAT) é um questionário autoaplicável que mede a qualidade de vida relacionada com a saúde. As normas internacionais GOLD propõem o uso deste questionário, uma vez que traduz o impacto da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) no bem-estar. Este questionário tem sido amplamente utilizado na prática clínica diária em Portugal, mas carece de validação para o português europeu. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar a adaptação cultural e validação do questionário CAT para que a sua versão mais adequada possa ser disponibilizada a investigadores e clínicos portugueses.
Material e Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo com 65 doentes com DPOC com 40 anos ou mais. O CAT e a versão em português previamente validada do questionário clínico para DPOC foram aplicados entre janeiro de 2019 e junho de 2019. A concordância entre os dois questionários foi determinada com o teste de concordância de Kappa com intervalo de confiança de 95%. A correlação de Spearman foi usada para avaliar a presença de uma correlação entre os dois scores.
Resultados: Os 65 doentes incluídos no estudo foram observados em consulta de pneumologia hospitalar [idade 68 ± 7 anos; volume expiratório máximo no 1º segundo (FEV1) 49,86% ± 16,5% do previsto]. O CAT correlacionou-se significativamente com todos os domínios e com a pontuação geral do CCQ (0,47 < r < 0,75; p < 0,001). O coeficiente de correlação interclasse de doentes bilíngues foi de 0,922; R de Pearson = 0,928; p < 0,001. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,96 (p < 0,001).
Conclusão: A versão em português europeu do CAT é um instrumento válido para medir a qualidade de vida relacionada com a saúde em doentes com DPOC. A aplicação de questionários validados é fundamental, visto que gera evidência confiável e reprodutível para uso em ensaios clínicos ou na prática clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons