Complicações Cardiovasculares Associadas à Infeção por COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.15584Palavras-chave:
Arritmia, COVID-19, Embolia Pulmonar, Enfarte do Miocárdio, Insuficiência CardíacaResumo
Introdução: As complicações cardiovasculares associadas a infeção por COVID-19 têm sido frequentemente reportadas.
Métodos: Revisão da literatura sobre os artigos relevantes neste tópico. Os fatores de risco cardiovasculares clássicos como idade, obesidade, diabetes e hipertensão foram associados a um risco maior de evolução desfavorável. As complicações cardiovasculares podem ter uma apresentação clínica variável incluindo lesão miocárdica, síndrome coronário agudo, trombo-embolismo, arritmias e insuficiência cardíaca. Estão descritos múltiplos mecanismos de lesão cardíaca os quais não são mutualmente exclusivos. A abordagem diagnóstica e terapêutica deve seguir a prática comum tendo, no entanto, em consideração as particularidades da infeção por COVID-19.
Conclusão: A interação entre a infeção por COVID-19 e o coração é complexa e manifesta-se de várias formas. Independentemente da apresentação clínica, as complicações cardíacas conferem um prognostico desfavorável pelo que devem ser monitorizadas ativamente e tratadas de forma apropriada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons