Protocolo de Prevenção e Tratamento de Infeções Associadas à Terapêutica Imunossupressora de Doenças Autoimunes

Autores

  • Sofia R. Valdoleiros Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. https://orcid.org/0000-0003-4283-7549
  • Isabel Furtado Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto.
  • Carolina Silva Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto.
  • Inês Correia Gonçalves Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto.
  • André Santos Silva Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. Centro de Diagnóstico Pneumológico de Vila Nova de Gaia. Vila Nova de Gaia.
  • Olga Vasconcelos Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto.
  • Ana Aboim Horta Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. Escola de Medicina. Universidade do Minho. Braga.
  • A. Ludgero Vasconcelos Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto.
  • Sandra Xará Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto.
  • Maria João Gonçalves Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto.
  • Miguel Araújo Abreu Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto.
  • Rui Sarmento-Castro Serviço de Doenças Infeciosas. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Porto. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.15625

Palavras-chave:

Doenças Autoimunes/terapêutica farmacológica, Doenças Preveníveis por Vacina, Imunossupressores, Infeções/prevenção & controlo, Infeções/terapêutica farmacológica

Resumo

O presente protocolo aborda o risco, prevenção e tratamento da infeção no doente sob terapêutica imunomoduladora ou imunossupressora em contexto de doença autoimune ou autoinflamatória. Subdivide-se nas seguintes secções: fármacos e risco associado de infeção; imunizações; risco, prevenção e tratamento de infeções específicas. Com um número crescente de novos fármacos em utilização nos últimos anos, o tratamento de doenças autoimunes envolve a utilização de terapêuticas imunossupressoras ou imunomoduladoras e associa-se a aumento do risco de infeção, que pode estar presente de uma forma global ou apenas para infeções por agentes específicos, variando amplamente consoante a classe farmacológica e mesmo dentro desta. Na estruturação da estratégia preventiva são fundamentais a caracterização da patologia que motiva a imunossupressão, a compreensão do mecanismo de ação do imunossupressor, a aferição de infeções prévias, o reconhecimento de fatores de risco, a realização de rastreios laboratoriais, a administração de vacinas, a educação do doente e a monitorização de sintomas e sinais clínicos, na dependência de uma gestão clínica necessariamente individualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-06-01

Como Citar

1.
Valdoleiros SR, Furtado I, Silva C, Correia Gonçalves I, Santos Silva A, Vasconcelos O, Aboim Horta A, Vasconcelos AL, Xará S, Gonçalves MJ, Araújo Abreu M, Sarmento-Castro R. Protocolo de Prevenção e Tratamento de Infeções Associadas à Terapêutica Imunossupressora de Doenças Autoimunes. Acta Med Port [Internet]. 1 de Junho de 2021 [citado 23 de Novembro de 2024];34(6):469-83. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/15625

Edição

Secção

Normas de Orientação