Protocolo de Prevenção e Tratamento de Infeções Associadas à Terapêutica Imunossupressora de Doenças Autoimunes
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.15625Palavras-chave:
Doenças Autoimunes/terapêutica farmacológica, Doenças Preveníveis por Vacina, Imunossupressores, Infeções/prevenção & controlo, Infeções/terapêutica farmacológicaResumo
O presente protocolo aborda o risco, prevenção e tratamento da infeção no doente sob terapêutica imunomoduladora ou imunossupressora em contexto de doença autoimune ou autoinflamatória. Subdivide-se nas seguintes secções: fármacos e risco associado de infeção; imunizações; risco, prevenção e tratamento de infeções específicas. Com um número crescente de novos fármacos em utilização nos últimos anos, o tratamento de doenças autoimunes envolve a utilização de terapêuticas imunossupressoras ou imunomoduladoras e associa-se a aumento do risco de infeção, que pode estar presente de uma forma global ou apenas para infeções por agentes específicos, variando amplamente consoante a classe farmacológica e mesmo dentro desta. Na estruturação da estratégia preventiva são fundamentais a caracterização da patologia que motiva a imunossupressão, a compreensão do mecanismo de ação do imunossupressor, a aferição de infeções prévias, o reconhecimento de fatores de risco, a realização de rastreios laboratoriais, a administração de vacinas, a educação do doente e a monitorização de sintomas e sinais clínicos, na dependência de uma gestão clínica necessariamente individualizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons