Versões Validadas em Português do Alcohol Use Disorders Identification Test: Protocolo de Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Diogo Phalempin Cardoso Unidade de Saúde Familiar Tondela. Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Viseu.
  • Daniela Oliveira Unidade de Saúde Familiar Grão Vasco. Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Viseu.
  • Beatriz Antunes Unidade de Saúde Familiar Vouzela. Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Viseu.
  • Rosa Saraiva Serviço de Epidemiologia e Saúde Pública. Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Covilhã. Comissão Executiva para a Área de Missão Problemas Ligados ao Álcool. Centro Académico e Clínico das Beiras. Covilhã.
  • Kathryn Angus Institute for Social Marketing & Health. Faculty of Health Sciences & Sport. University of Stirling. Stirling. Scotland.
  • Eugenia Gallardo Comissão Executiva para a Área de Missão Problemas Ligados ao Álcool. Centro Académico e Clínico das Beiras. Covilhã. Centro de Investigação em Ciências da Saúde. Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade da Beira Interior. Covilhã. Laboratório de Fármaco-Toxicologia. Universidade da Beira Interior. Covilhã.
  • Frederico Rosário Unidade de Saúde Familiar Tondela. Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Viseu. Comissão Executiva para a Área de Missão Problemas Ligados ao Álcool. Centro Académico e Clínico das Beiras. Covilhã. Equipa de Projeto em Investigação. Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Viseu. https://orcid.org/0000-0003-3208-4635

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.15765

Palavras-chave:

Alcoolismo/epidemiologia, Perturbações Induzidas por Álcool, Perturbações Relacionados ao Uso de Álcool, Rastreio

Resumo

Introdução: O consumo de álcool é um importante fator de risco modificável. Várias organizações internacionais recomendam a utilização do Alcohol Use Disorders Identification Test para identificar consumidores excessivos de álcool. No entanto, não parece haver uma versão totalmente validada deste questionário em português. O objetivo deste estudo é identificar versões validadas do Alcohol Use Disorders Identification Test em português, problemas e soluções na sua aplicação, e pontos de corte para identificar consumidores excessivos.
Material e Métodos: Será realizada uma revisão sistemática dos estudos de validação do AUDIT em português existentes nas bases de dados Ovid MEDLINE, CINAHL, PsycINFO, ÍndexRMP, LILACS, African Journals Online e SciELO, bem como na literatura cinzenta. Dois autores extrairão informação, e avaliarão a qualidade dos estudos selecionados, de forma independente, utilizando as grelhas QUADAS-2 e CASP.
Discussão: Esta revisão irá comparar estudos de validação do Alcohol Use Disorders Identification Test em português e reportar, se descrito, propriedades psicométricas, características de desempenho, pontos de corte sugeridos, limitações e sugestões documentadas. Os resultados poderão ser importantes para propor uma revisão da norma de orientação clínica portuguesa sobre o rastreio e intervenções breves nos consumidores de álcool. Por outro lado, os resultados poderão ser utilizados para apoiar a implementação do rastreio do consumo de álcool na prática clínica em Portugal e noutros países de língua oficial portuguesa.
Conclusão: Esta revisão irá fornecer informação relevante sobre a validade do Alcohol Use Disorders Identification Test como método de rastreio do consumo excessivo de álcool em Portugal e noutros países de língua oficial portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Diogo Phalempin Cardoso, Unidade de Saúde Familiar Tondela. Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões. Viseu.

Unidade de Cuidados de Saúde Primários Tomaz Ribeiro - Extensão Molelos. Coordenador Projeto Piloto Problemas Ligados ao Álcool

AA: ID#9753

Publicado

2022-04-01

Como Citar

1.
Cardoso DP, Oliveira D, Antunes B, Saraiva R, Angus K, Gallardo E, Rosário F. Versões Validadas em Português do Alcohol Use Disorders Identification Test: Protocolo de Revisão Sistemática da Literatura. Acta Med Port [Internet]. 1 de Abril de 2022 [citado 17 de Julho de 2024];35(4):264-9. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/15765

Edição

Secção

Original