Versões Validadas em Português do Alcohol Use Disorders Identification Test: Protocolo de Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.15765Palavras-chave:
Alcoolismo/epidemiologia, Perturbações Induzidas por Álcool, Perturbações Relacionados ao Uso de Álcool, RastreioResumo
Introdução: O consumo de álcool é um importante fator de risco modificável. Várias organizações internacionais recomendam a utilização do Alcohol Use Disorders Identification Test para identificar consumidores excessivos de álcool. No entanto, não parece haver uma versão totalmente validada deste questionário em português. O objetivo deste estudo é identificar versões validadas do Alcohol Use Disorders Identification Test em português, problemas e soluções na sua aplicação, e pontos de corte para identificar consumidores excessivos.
Material e Métodos: Será realizada uma revisão sistemática dos estudos de validação do AUDIT em português existentes nas bases de dados Ovid MEDLINE, CINAHL, PsycINFO, ÍndexRMP, LILACS, African Journals Online e SciELO, bem como na literatura cinzenta. Dois autores extrairão informação, e avaliarão a qualidade dos estudos selecionados, de forma independente, utilizando as grelhas QUADAS-2 e CASP.
Discussão: Esta revisão irá comparar estudos de validação do Alcohol Use Disorders Identification Test em português e reportar, se descrito, propriedades psicométricas, características de desempenho, pontos de corte sugeridos, limitações e sugestões documentadas. Os resultados poderão ser importantes para propor uma revisão da norma de orientação clínica portuguesa sobre o rastreio e intervenções breves nos consumidores de álcool. Por outro lado, os resultados poderão ser utilizados para apoiar a implementação do rastreio do consumo de álcool na prática clínica em Portugal e noutros países de língua oficial portuguesa.
Conclusão: Esta revisão irá fornecer informação relevante sobre a validade do Alcohol Use Disorders Identification Test como método de rastreio do consumo excessivo de álcool em Portugal e noutros países de língua oficial portuguesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons