Um Caso de Sucesso no Tratamento Concomitante de Rotura de Aneurisma Intracraniano e Aneurisma Visceral

Autores

  • Cláudia Diogo Serviço de Cirurgia Geral. Hospital de São José.Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE. Lisboa. Portugal.
  • José Baltazar Serviço de Cirurgia Geral. Hospital de São José.Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE. Lisboa. Portugal.
  • Mário Fernandes Serviço de Cirurgia Geral. Hospital de São José.Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.1601

Resumo

A associação entre aneurismas intracranianos e viscerais é extremamente rara, com mau prognóstico. A situação de rotura surgehabitualmente no contexto de urgência e implica um tratamento imediato.Relata-se o caso de uma doente com rotura de aneurisma da artéria comunicante anterior e da artéria pancreaticoduodenal anterior.A actuação concertada das várias especialidades permitiu a abordagem cirúrgica dirigida ao aneurisma visceral, sem o agravamentoda hemorragia cerebral que a eventual clampagem da Artéria Aorta poderia provocar. A manutenção da estabilidade hemodinâmica foiessencial para a posterior realização de embolização do aneurisma intracraniano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-28

Como Citar

1.
Diogo C, Baltazar J, Fernandes M. Um Caso de Sucesso no Tratamento Concomitante de Rotura de Aneurisma Intracraniano e Aneurisma Visceral. Acta Med Port [Internet]. 28 de Janeiro de 2013 [citado 22 de Dezembro de 2024];25(6):465-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1601

Edição

Secção

Caso Clínico