Pandemia Sindémica em Portugal: Desigualdade Social nos Fatores de Risco Associados à Mortalidade por COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.16031

Palavras-chave:

COVID-19, Disparidades em Assistência à Saúde, Factores Socioeconómicos, Mortalidade, Portugal, SARS-CoV-19

Resumo

Introdução: A evidência internacional tem demonstrado desigualdades sociais no risco de morte por SARS-CoV-2 (COVID-19). Em Portugal, a impossibilidade de identificar a condição socioeconómica dos indivíduos falecidos impede esta medição. Este estudo analisa as desigualdades sociais nos fatores de risco de morte por COVID-19 em Portugal.
Material e Métodos: Foram utilizados dados do sexto Inquérito Nacional de Saúde, conduzido entre setembro e dezembro de 2019, para pessoas entre 25 e 79 anos (n = 12 052). Foram consideradas as morbilidades com ligação demonstrada à morte por COVID-19: asma, bronquite crónica, doenças cardiovasculares (DCV) e cerebrovasculares (AVC), diabetes, hipertensão, doença renal crónica (DRC) e obesidade. A desigualdade, estratificada por sexo, foi medida em termos de educação e rendimento, através de regressões logísticas (odds ratios e índice relativo de desigualdade).
Resultados: Em comparação com os homens com o nível de educação mais baixo, foi medido um risco inferior, para os homens com educação terciária, de DCV (-90%), bronquite crónica (-75%), AVC (-70%), diabetes (-62%), hipertensão (-41%) e obesidade (-43%). Nas mulheres com educação terciária, foi observada uma redução de risco de DRC (-77%), hipertensão, diabetes e AVC (-70%), obesidade (-64%) e DCV (-55%). Exceto no caso da obesidade nos homens, o risco de doença foi sempre estatisticamente inferior no quinto quintil de rendimento, comparado com o primeiro.
Conclusão: Existiam, em 2019, desigualdades socioeconómicas de grande magnitude para oito doenças cuja ligação à mortalidade por COVID-19 foi amplamente identificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Julian Perelman, NOVA National School of Public Health. Comprehensive Health Research Center. Universidade NOVA de Lisboa. Lisboa.

Phd, Associate Professor

Publicado

2022-06-01

Como Citar

1.
Perelman J. Pandemia Sindémica em Portugal: Desigualdade Social nos Fatores de Risco Associados à Mortalidade por COVID-19. Acta Med Port [Internet]. 1 de Junho de 2022 [citado 18 de Julho de 2024];35(6):443-9. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/16031

Edição

Secção

Original