O Impacto da COVID-19 na População Idosa em Portugal: Resultados do Survey of Health, Ageing and Retirement (SHARE)

Autores

  • Filipa Novais Departamento de Neurociências e Saúde Mental. Departamento de Psiquiatria. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. https://orcid.org/0000-0001-9379-1734
  • Catarina Cordeiro Departamento de Neurociências e Saúde Mental. Departamento de Psiquiatria. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Pedro Câmara Pestana Departamento de Neurociências e Saúde Mental. Departamento de Psiquiatria. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Beatriz Côrte-Real Departamento de Neurociências e Saúde Mental. Departamento de Psiquiatria. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Teresa Reynolds Sousa Departamento de Neurociências e Saúde Mental. Departamento de Psiquiatria. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.
  • Alice Delerue Matos Departamento de Sociologia. Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Braga.
  • Diogo Telles-Correia Departamento de Neurociências e Saúde Mental. Departamento de Psiquiatria. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte. Lisboa. Departamento de Psiquiatria. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.16209

Palavras-chave:

Avaliação Geriátrica, COVID-19, Idoso, Portugal, SARS-CoV-2, Saúde Mental

Resumo

Introdução: Em março de 2020, a COVID-19 foi declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde e Portugal registou os seus primeiros casos. Este estudo visou determinar o impacto da COVID-19 na população portuguesa maior de 60 anos.
Material e Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal que analisa várias variáveis de saúde, comportamentais, sociais e económicas. Utilizaram-se dados do projecto Survey of Health, Ageing and Retirement (SHARE 8: COVID-19 Survey), seleccionando uma amostra de 1080 portugueses não institucionalizados e maiores de 60 anos.
Resultados: A amostra englobou 605 mulheres (56%) e 475 homens (44%), com idade média de 70 ± 9,1 anos. No total, 80% dos participantes notou aumento da ansiedade, 73% sentiu-se mais deprimido e 30% considerou que o seu sono piorou em relação ao período anterior à pandemia. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os sexos ou as duas faixas etárias analisadas (60 - 74 e ≥ 75 anos) quanto à incidência destas alterações. No respeitante a saídas de casa, apenas 23% dos entrevistados manteve os hábitos de passeio e 8% manteve as visitas a familiares no seu padrão habitual. Relativamente ao acesso a cuidados médicos, a 8% foi negado algum tratamento e 56% queixou-se do adiamento dos cuidados. Apenas 13% referiu um agravamento do seu estado de saúde durante a pandemia.
Discussão: Este trabalho mostra que esta pandemia impactou a população portuguesa com mais de 60 anos, o que está em linha com o reportado noutros estudos internacionais. Os hábitos alteraram-se, e a ansiedade e depressão aumentaram. Apesar da deterioração dos cuidados de saúde, a maioria dos participantes não notou agravamento do seu estado de saúde.
Conclusão: Em conclusão, a pandemia por COVID-19 teve um impacto significativo na população idosa particularmente no que concerne à sua saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-02

Como Citar

1.
Novais F, Cordeiro C, Câmara Pestana P, Côrte-Real B, Reynolds Sousa T, Delerue Matos A, Telles-Correia D. O Impacto da COVID-19 na População Idosa em Portugal: Resultados do Survey of Health, Ageing and Retirement (SHARE). Acta Med Port [Internet]. 2 de Novembro de 2021 [citado 18 de Julho de 2024];34(11):761-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/16209

Edição

Secção

Original