O Impacto da COVID-19 na População Idosa em Portugal: Resultados do Survey of Health, Ageing and Retirement (SHARE)
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.16209Palavras-chave:
Avaliação Geriátrica, COVID-19, Idoso, Portugal, SARS-CoV-2, Saúde MentalResumo
Introdução: Em março de 2020, a COVID-19 foi declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde e Portugal registou os seus primeiros casos. Este estudo visou determinar o impacto da COVID-19 na população portuguesa maior de 60 anos.
Material e Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal que analisa várias variáveis de saúde, comportamentais, sociais e económicas. Utilizaram-se dados do projecto Survey of Health, Ageing and Retirement (SHARE 8: COVID-19 Survey), seleccionando uma amostra de 1080 portugueses não institucionalizados e maiores de 60 anos.
Resultados: A amostra englobou 605 mulheres (56%) e 475 homens (44%), com idade média de 70 ± 9,1 anos. No total, 80% dos participantes notou aumento da ansiedade, 73% sentiu-se mais deprimido e 30% considerou que o seu sono piorou em relação ao período anterior à pandemia. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os sexos ou as duas faixas etárias analisadas (60 - 74 e ≥ 75 anos) quanto à incidência destas alterações. No respeitante a saídas de casa, apenas 23% dos entrevistados manteve os hábitos de passeio e 8% manteve as visitas a familiares no seu padrão habitual. Relativamente ao acesso a cuidados médicos, a 8% foi negado algum tratamento e 56% queixou-se do adiamento dos cuidados. Apenas 13% referiu um agravamento do seu estado de saúde durante a pandemia.
Discussão: Este trabalho mostra que esta pandemia impactou a população portuguesa com mais de 60 anos, o que está em linha com o reportado noutros estudos internacionais. Os hábitos alteraram-se, e a ansiedade e depressão aumentaram. Apesar da deterioração dos cuidados de saúde, a maioria dos participantes não notou agravamento do seu estado de saúde.
Conclusão: Em conclusão, a pandemia por COVID-19 teve um impacto significativo na população idosa particularmente no que concerne à sua saúde mental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons