Sinovite Vilonodular Pigmentada Circunscrita do Ombro: uma Apresentação Rara de uma Patologia Incomum

Autores

  • João Madruga Dias Serviço de Reumatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • Maria Manuela Costa Serviço de Reumatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • Artur Duarte Serviço de Radiologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • José A. Pereira da Silva Serviço de Reumatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.165

Resumo

A Sinovite Vilonodular Pigmentada é uma entidade clínica rara caracterizada como um tumor benigno da membrana sinovial, apesar de possível apresentação agressiva com destruição articular. A variante circunscrita é quatro vezes menos frequente e o envolvimento do ombro é incomum. Apresentamos o caso de uma doente de 59 anos de idade, que apresentava omalgia à esquerda, incaracterística, com tumefacção local e limitação funcional de um mês de duração. A ecografia do ombro mostrou bursite subacromial. Foi efectuada uma aspiração ecoguiada: o líquido sinovial era translúcido e de cor citrina. Um mês mais tarde, a doente mantinha tumefacção, dor e incapacidade funcional do ombro esquerdo. Foi efectuada nova ecografia do ombro, que revelou bursite subacromial exuberante, que foi novamente aspirada com apoio ecográfico. O líquido sinovial era hemático, sem alterações nos exames culturais e citoquímico. Efectuou-se injecção ecoguiada na bursa com 80 mg de hexacetonido de triamcinolona. Dois meses mais tarde houve
recorrência de sintomas e a ecografia mostrou uma vez mais bursite subacromial com proliferação sinovial extensa. A RMN do ombro revelou bursite subacromial envolvendo os recessos anteriores, posterior e interno, com distensão do deltóide, mas sem envolvimento tendinoso ou intra-articular. No interior da bursa observaram-se imagens hipointensas em T2, sugerindo o diagnóstico de Sinovite Vilonodular Pigmentada. A doente foi sujeita a bursectomia cirúrgica, com sucesso e sem complicações. O exame histológico da peça operatória confirmou o diagnóstico imagiológico. A Sinovite Vilonodular Pigmentada é incomum, raramente afectando o ombro na variante circunscrita. É um diagnóstico a ser considerado na omalgia, especialmente se associado a bursite subacromial recorrente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

João Madruga Dias, Serviço de Reumatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

Maria Manuela Costa, Serviço de Reumatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

Artur Duarte, Serviço de Radiologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

José A. Pereira da Silva, Serviço de Reumatologia. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

1.
Madruga Dias J, Costa MM, Duarte A, Pereira da Silva JA. Sinovite Vilonodular Pigmentada Circunscrita do Ombro: uma Apresentação Rara de uma Patologia Incomum. Acta Med Port [Internet]. 30 de Agosto de 2013 [citado 30 de Junho de 2024];26(4):459-62. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/165

Edição

Secção

Caso Clínico