Sinovite Vilonodular Pigmentada Circunscrita do Ombro: uma Apresentação Rara de uma Patologia Incomum
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.165Resumo
A Sinovite Vilonodular Pigmentada é uma entidade clínica rara caracterizada como um tumor benigno da membrana sinovial, apesar de possível apresentação agressiva com destruição articular. A variante circunscrita é quatro vezes menos frequente e o envolvimento do ombro é incomum. Apresentamos o caso de uma doente de 59 anos de idade, que apresentava omalgia à esquerda, incaracterística, com tumefacção local e limitação funcional de um mês de duração. A ecografia do ombro mostrou bursite subacromial. Foi efectuada uma aspiração ecoguiada: o líquido sinovial era translúcido e de cor citrina. Um mês mais tarde, a doente mantinha tumefacção, dor e incapacidade funcional do ombro esquerdo. Foi efectuada nova ecografia do ombro, que revelou bursite subacromial exuberante, que foi novamente aspirada com apoio ecográfico. O líquido sinovial era hemático, sem alterações nos exames culturais e citoquímico. Efectuou-se injecção ecoguiada na bursa com 80 mg de hexacetonido de triamcinolona. Dois meses mais tarde houverecorrência de sintomas e a ecografia mostrou uma vez mais bursite subacromial com proliferação sinovial extensa. A RMN do ombro revelou bursite subacromial envolvendo os recessos anteriores, posterior e interno, com distensão do deltóide, mas sem envolvimento tendinoso ou intra-articular. No interior da bursa observaram-se imagens hipointensas em T2, sugerindo o diagnóstico de Sinovite Vilonodular Pigmentada. A doente foi sujeita a bursectomia cirúrgica, com sucesso e sem complicações. O exame histológico da peça operatória confirmou o diagnóstico imagiológico. A Sinovite Vilonodular Pigmentada é incomum, raramente afectando o ombro na variante circunscrita. É um diagnóstico a ser considerado na omalgia, especialmente se associado a bursite subacromial recorrente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons