Caso Clínico de um Recém-Nascido de Mãe com Infeção Grave por SARS-CoV-2 sob ECMO
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.16673Palavras-chave:
COVID-19, Osteomielite, Oxigenação por Membrana Extracorpórea, Recém-Nascido, SARS-CoV-2Resumo
A infeção neonatal por SARS-CoV-2 é rara e apesar de existir alguma evidência da possibilidade de transmissão vertical, a maioria dos recém-nascidos não manifesta quaisquer sinais clínicos ou apresenta apenas sintomas ligeiros. A sobrevivência fetal é de aproximadamente 70% para grávidas que tenham necessitado de oxigenação por membrana extracorporal. Apresentamos um caso de um recém-nascido do sexo masculino, nascido às 29 semanas de idade gestacional de uma mãe sob oxigenação por membrana extracorporal, devido a infeção por SARS-CoV-2. Não se verificou evidência de transmissão vertical, e a reação em cadeia da polimerase de amostras nasofaríngeas e sanguíneas foi negativa. No segundo dia de vida desenvolveu sinais compatíveis com osteomielite da extremidade distal do fémur, resolvidos após seis semanas de antibioticoterapia, sem outras intercorrências relevantes durante a admissão. Este caso revela uma evolução clínica favorável de um recém-nascido, filho de mãe com infeção grave por SARS-CoV-2 sob oxigenação por membrana extracorporal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons